segunda-feira, 14 de março de 2011

A História de Lilith

Lilith (1892 E.C.), em gravura de John Collier
Vamos apresentar hoje uma personagem muito pouco conhecida do grande público, mas de muita importância nos contos bíblicos de outrora. Mas, para falar sobre isso, temos que voltar ao início de tudo, ao livro do Gênesis no antigo testamento.

Vamos a um pequeno teste: Qual foi o primeiro homem criado por Deus? Adão? Certa resposta. Agora, e a primeira mulher criada por Ele. Qual foi? Eva? Ah, mas você está ABSOLUTAMENTE ERRADO! A primeira mulher criada por Deus foi LILITH. Inclusive, acredita-se que o fato do Gênesis citar duas vezes a criação do ser humano é justamente por conta dela, pois, na primeira citação da criação do homem temos: “E disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;”, “E criou Deus o homem a sua imagem; a imagem de Deus os criou; macho e fêmea os criou”. Essa “fêmea” seria Lilith.

Antes de contar a história de Lilith, vamos ao motivo dela não ser descrita no Gênesis. Bem, como todos sabem, os Hebreus ficaram um bom tempo exilados na Babilônia (até serem libertos pelos Persas, comandados por Ciro II). Nesse período, os babilônicos passaram a adorar Lilith, eles a cultuavam como uma deusa da Fertilidade. Enquanto os Hebreus a tinham como um demônio, o que mais tarde acabou dando origem a lendas vampirescas sobre ela. Considerada um demônio e adorada pelos seus captores babilônicos, Lilith perdeu representatividade aos poucos entre os Hebreus, e foi retirada do Velho Testamento. Agora vamos à história desta mulher marcante:

Adão e Lilith viviam no Éden. Mas, diferentemente de Eva, que foi criada a partir de uma costela de Adão, Lilith originara-se da mesma matéria do marido, além de ser forte e dominadora. Por isso, não admitiu ficar sexualmente abaixo de Adão. Assim ela dizia:

 “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual”.

Lilith reclamou de sua condição a Deus, que disse apenas que essa era a ordem natural, o domínio do homem sobre a mulher. Lilith se enfureceu e abandonou o Éden. Deus enviou três anjos em seu encalço, mas ela se recusou a voltar. Agora sozinha, ela se juntou aos anjos caídos e se casou com Samael. Os dois se juntaram e planejaram fazer com que Adão e Eva cometessem adultério. Lilith tentou Adão, que cedeu. Samael tentou Eva e, acredita-se que Caim tenha sido gerado desta relação (mas isso é história pra outro Post).
Adão e Eva. Mabuse, Século XVI

Apesar de ter sido excluída do Genesis, Lilith ainda teve bastante influência nas tradições judaicas. Em suas lendas ela era conhecida por duas coisas: Sedução de homens, e profanação de crianças. Quando crianças eram abortadas ou morriam, a culpa recaía sobre ela. Na tradição judaica, Lilith é inimiga clássica de meninos pequenos. Segundo estas tradições, do nascimento até o oitavo dia de vida essas crianças ficam muito vulneráveis a Lilith. Isso porque ainda não foram circuncidadas. É a tradição judaica de, no oitavo dia de vida, o menino Judeu submeter-se ao pacto com Abraão, através da circuncisão do prepúcio. Nesses oito dias o menino fica completamente desprotegido, e Lilith pode vir a qualquer momento. Exatamente por isso, na tradição dos judeus existe um anjo chamado Malakh Habrit, o anjo do pacto, que protege a criança nesses oito dias. Seu símbolo é uma espada. É da cultura popular colocar uma espada sob o berço por oito dias, representando assim, o anjo da proteção.

Mas, mesmo após a circuncisão, o menino ainda corre risco de ser pego por Lilith. Daí vem outra tradição: Não cortar o cabelo dos meninos até que completem três anos. O cabelo dele fica comprido, assim, se Lilith vier à noite e olhar para a cama, pensará que tem uma menina ali. Apesar de não fazer parte da educação judaica, essas tradições ainda fazem parte de suas superstições.

Lilith acabou se tornando o símbolo da mulher forte e, por isso, existe até uma revista feminista com o nome dela. Diferentemente de Eva, que veio da costela de Adão, Lilith veio do pó e, por isso, queria ser tratada com igualdade. Eva por seu lado representa exatamente o oposto. Porque, além de ter sido criada a partir de Adão, ela ainda recebeu duas punições de Deus por ter ouvido a serpente. Com isso a mulher foi punida com a dor do parto, para que se lembre do pecado, e pior, Deus decretou que: “Será a mulher subserviente ao homem”. Exatamente o contrário do que pensava Lilith.

Lilith é uma personagem fenomenal, pois, apesar de não fazer parte da explicação judaica clássica, ela sempre esteve presente em suas tradições e superstições. É na verdade um grande paradoxo. Mas, o fato é: Lilith sobreviveu mesmo sem ensinarem sobre ela, e isso torna sua figura ainda mais impressionante.


                                                                                                    Leandro Matos

88 comentários:

  1. MUITO BOM O POST PARABÉNS!!!!!

    QUERIA CONVIDA-LO A DIVULGAR SEUS POSTS AQUI

    HTTP://DONDRAS.BLOGSPOT.COM

    AUMENTE SUAS VISITAS!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Lilith, Lilith o Poder de Lilith

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!Ouvimos falar sobre Lilith mas não com tantas informações como tem aqui,vlw

    ResponderExcluir
  4. De onde vc tirou isso? que merda hein!

    ResponderExcluir
  5. ESSE PESSOAL CRIADO COM VÓ E TÃO BABACA!!!!!POST FEMINISTA PARTINDO DE UM "HOMEM"?

    ResponderExcluir
  6. Não adianta jogar pérolas aos porcos. Eles nunca saberiam o que fazer...

    ResponderExcluir
  7. O que eu tinha ouvido falar era que Lilo (Lilith) havia sido gerada do Lodo(que contém vida) antes de Adão... o resto tá igual...

    Origem: Cabala

    ResponderExcluir
  8. Dooooooooooooooorgas Manollo, vai procura o que fazer, como tu sabe ate dos dialogos deles? Ah vc devia estar por la, huhuuhauahauhauahuahauhauhaua.

    ResponderExcluir
  9. Como sabemos dos diálogos da bíblia sem termos estado lá? O.o #Fail :D

    ResponderExcluir
  10. Ta nervoso porque mano? Ninguem é obrigado a acreditar nessa baboseira, assim como muitas pessoas não crêem na bíblia, acho complicado para o "cristianismo" aceitar uma mudança na historia bíblica que já perdura milênios, criticas são necessárias para desenvolvermos nosso potencial, portanto absorva-as e faça o que quiser delas, ok!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Não estou nervoso, só não sei pq achou estranho eu saber dos diálogos. Também não estou falando pra que as pessoas acreditem em A, B ou C, isso vai da crença de cada um. Repito: Só estou passando uma informação, falando sobre uma história que poucos conhecem. rlx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, sou outro anônimo, por favor diga pra mim, qual é a fonte desses diálogos e demais informações? Não questiono seu post, quero mais informações sobre Lilith, me ajuda aê!

      Excluir
  12. Post muito legal... são poucos que resgatam Lilith como uma mulher forte e independente. Fodam - se os que fecham os olhos pra tudo que NÃO está na biblia. - Vic

    ResponderExcluir
  13. Basicamente, Eva é a mulher pura, certinha enquanto Lilith é a puta!

    ResponderExcluir
  14. Bacana! os judeus devem ter inventado lith para justificar a repressão das mulheres diante dos maridos.

    ResponderExcluir
  15. Como pode uma pessoa, vomitar tanta coisa pelos dedos? Uma dica... Antes de correr atrás de conhecimento, adquira um pouco de sabedoria para saber interpretar o que está escrito nos livros. E principalmente na bíblia.

    ResponderExcluir
  16. lol lilith gerada de lobo.. o que andou lendo foram coisa de rpg... que cita lilith como mae da lincantropia.. isso nao faz parte da historia real

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que lamentável ver que ainda tem pessoas que se aventuram a falar coisas sem ter um pingo de estudos. Tanta barbaridade escrita aqui e ainda alguns categorizam de bom!! Antes de falar coisas produzidas na sua mente fabulosa e fantástica, deveria saber porque a Biblia repete alguns fatos no Genesis, mas claro, você prefere dar asas a imaginação e enfiar um ser mitológico tirado de um RPG pra enganar... Quanto absurdo!!! Que triste, deplorável mesmo. Cara, se você está a fim de declarar seu ateísmo, faça, o direito é todo seu, na verdade o direito de falar baboseiras é seu também, mas, não é mais fácil falar: eu sou atéu, não acredito na Biblia, do que inventar umas histórias tão estapafúrdias? Você dá pena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc me dá pena, ignorante! vai ler a cabala, História dos hebreus e da suméria,depois posta alguma coisa!!

      Excluir
  18. 1º Lilith não foi tirada de RPG (não jogo RPG, nem sei se realmente utilizam personagens com o nome dela nesses jogos). 2º Não estou inventando nada da minha cabeça, se você não conhece a história, poderia buscar saber um pouquinho mais antes de sair atirando pedras pra todos os lados. Isso aqui não tem nada a ver com ateísmo. Repito pela 3ª vez: Só estou passando uma informação, falando sobre uma história que poucos conhecem. rlx

    ResponderExcluir
  19. Eu hein.. cada um tem a liberdade de postar o que quer, quem não gostou q procure outra coisa pra ler.

    ResponderExcluir
  20. É foda esses malucos desavisados que não conhecem nada e saem atacando a torto e a direito.

    ResponderExcluir
  21. o foda são os malucos que além de se acharam donos da verdade são intolerantes a ponto de pensarem que um livro que cita passagens de diversos povos não foi modificado em seus meros 2000 anos de existencia. Tres vivas a santa ignorancia.

    ResponderExcluir
  22. Tenho notado que ultimamente os comentários em diversos blogs que leio estão ficando sem propósito e em sua maioria, agressivos.
    Se você lê e concorda então é válido elogiar, dizer que o post é legal e tal; se não concorda com o que está escrito também é válido dizer que não! Aí se tiver embasamento, discuta com o autor porque isso vai tornar o post muito mais interessante.
    O que não dá é a pessoa discordar do que foi postado pelo autor e dos comentários e dizer que são burros, ignorantes, imbecis e coisa pior.
    Concordo que as vezes determinado post ou comentário é ridículo mas isso vai da crença ou vivência de quem escreveu. É direito nosso dizer o que pensamos e acreditamos dentro dos limites estabelecidos. Desmerecer o outro só demonstra a sua total falta de conhecimento também; como dizia o Chaves:"-Que burro, dá zero pra ele!" mas quando era perguntado também não sabia a resposta.
    Quem domina determinado assunto não costuma jogar na cara do outro o que sabe mas pelo contrário, gosta de dividir a informação de maneira sábia e educada.
    Então por favor, vamos parar com esse tipo de agressão verbal que não leva a nada.

    Ah!
    O texto está bem escrito e chama atenção. Como cristã, não acredito nisso mas gosto de mitologia, de saber e entender o que as outras pessoas acreditam.

    ResponderExcluir
  23. Lilith e um capeta do seriado Supernatural.

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante este post, mas não dá pra acreditar que isso estivesse na Bíblia originalmente pelo seguinte: Lilith abandonou o Éden porque não queria ser inferior ao homem, mas quando Adão e Eva foram expulsos de lá Deus decretou: “Será a mulher subserviente ao homem”. Ou seja, dá a entender que até a expulsão dos dois Eva era tratada como igual a Adão.

    ResponderExcluir
  25. Eu so gostaria de saber de onde foi tirada as informações deste post?

    ResponderExcluir
  26. Eu vi muito sobre essa Lilith aí na Cabala

    ResponderExcluir
  27. pobres e incompreensíveis criaturas
    nada mais...

    ResponderExcluir
  28. rs.. legal! soh conheci a personagem do seriado sobrenatural..!

    ResponderExcluir
  29. Legal a matéria,eu creio em Deus sim e realmente na bíblia tudo encontramos respostas, mas tem que interpretar com a fé e ter entendimento. Conheço gente que ficou maluca tentando entender a Bíblia 100%!! Não devemos ser fanático, devemos amar e ter fé em Deus apenas! Agora pow como tem gente doida viu rsrsrs a história da Lilith existe faz séculos e como vc disse tem relatos na Biblia e tals, vai da interpretação da pessoa. Agora criticar o dono do blog só pq passou essa informação é muito fail né gente?! Procura no Google que vcs acham! È hilário ter gente dizendo "da onde vc tirou isso, ou vc tirou da sua imaginação" auhauauhahauhau!
    Meu veja no wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Lilith

    ResponderExcluir
  30. Genteeee.... O Nome é Heresia FC.

    É um texto apenas, não tem compromisso com fatos ou estudos científicos.
    Rlx.

    ResponderExcluir
  31. Verdade ou não serviu de entretenimento por alguns minutos
    Parabéns pelo post =D

    ResponderExcluir
  32. Tenho pena das mentes limitadas que acham que a lenda de Lilith vem de RPG's... Vão ler mais sobre cultura judaica.

    Tenho pena também dos trolls que estão bancando uma de ateus sem ter fundamentação. Sou atéia e continuo lendo e estudando profundamente todos os aspectos dos mitos judaicos-cristãos. Não é necessário que uma história esteja na Bíblia para que faça parte da cultura dessas religiões. Os santos católicos estão na Bíblia? Certas crtenças, práticas e costumes protestantes estão na Bíblia? Obviamente não.


    É interessante analisar os mitos de Lilith e Eva do ponto de vista arquetípico. Mulheres "Lilith" são demonizadas por serem livres para ser o que quiserem, enquanto mulheres "Eva" se tornam submissas e ainda são condenadas pelas culpas e dores do mundo. O mundo é assim até hoje

    ResponderExcluir
  33. kkkkkkk n acredido en nada dissu nen en deus tbm nem no kpeta tbm :P

    ResponderExcluir
  34. c deus e tão bom pq ele e tão machista?
    Não somos iguais perante a deus?
    Não somos todos filhos d deus?
    Deus n existe!
    o mundo n passa d um parkinho d divesões do Do demonio

    ResponderExcluir
  35. mto bom o post
    tem mto a ver c/
    a Lilith do supernatural msmo

    ResponderExcluir
  36. Achei legal o post... Acho q cada um tem o direito de se expressar e postar o que acha interessante.
    Há muitas controvérsias quando se trata de história, quem garante que tudo o que sabemos e estudamos é realmente o que aconteceu?!
    Cabe a cada um acreditar no que quiser... #ficaadica
    Camila

    ResponderExcluir
  37. Leandro, não estou questionando a historia, na verdade ja li sobre isso em diversos lugares e achei muito interessante, mas eu gostaria de saber suas fontes.

    E seria uma boa postar as fontes ao fim do texto, assim muita gente não te acusaria de tirar isso da cabeça.

    ResponderExcluir
  38. O post ta legal, independente se é veridico ou ñ, alias ñ tem como saber. E as criticas é mesma coisa se vc falar sobre genesis para uma pessoa q acredita na teoria da evolução das especies, vai gerar um belo bate bota. Viva a democracia.

    ResponderExcluir
  39. Ja tinha visto todas essas informações mais tive que pegar e interpreta-las aos pedaço, nesse post conta com os fatos quase que todos verdadeiros e bem resumido.
    Parabéns pelo Post

    ResponderExcluir
  40. Bem interessante, realmente te sim falando sobre ela na bíblia, passei a pesquisar sobre Lilith quando comecei a assistir sobrenatural, e as primeiras temporadas focam muito ela, e faz muito sentindo o que o carinha aqui do blog falou, fui ler o apocalipse e realmente o que o sobrenatural fala tem tudo escrito lá, inclusive falando de anjos demôniacos como Lilith !
    Agora é um povo que não procura ter entendimento das coisas e quando tem alguém que tem mais que eles, ficam chingando.
    Procurem entender as coisas, ter informação e ai se for o caso discordar da opinião do cara, agora sem argumentos e que não vai adiantar de nada !
    Parabéns Leandro pelo post, muito bom e bastante interessante !
    Bjoos:**

    ResponderExcluir
  41. eu conheço a Lilith ela aparece na 5 temporada do Supernatural huhaauhauhau

    ResponderExcluir
  42. um mongoloide pra escrever uma coisa tao surreal e outros pra acharem interessante (:

    ResponderExcluir
  43. Muito bom , mais Lilith é um demonio agora ,que tem forma de uma mulher linda , e engana homens e mulheres a se tornarem homossexuais , através de sua influencia poderosa. Lilith é um ser que pode dominar até o ultimo dia , mais ela mesmo sabe que esta condenada por YHWH.

    ResponderExcluir
  44. shushuahsuahsaushaushau
    adorei o post :3

    e outra.. perda de tempo discutindo sobre deus, biblia, e coisas do tipo... NINGUEM sabe se eh verdade oq esta escrito nos livros sagrados da biblia, cada país tem a SUA religiao, nao cabe a nos dizer se o cristianismo eh a verdadeira religiao.. cada um acredita em deus a seu modo (:

    LENDRO parabens pelo post.

    ResponderExcluir
  45. realmente a imaginação humana ñ tem limites...

    ResponderExcluir
  46. Oxe...eu achei legal...ninguem é obrigado a ler...quem n gostou vá jogar Colheita Feliz no Orkut!!!!kkkkk

    ResponderExcluir
  47. pois é.. é uma lenda, um mito muito antigo, agora para os céticos como eu, que precisam de provas, registros físicos, não dizeres, ou wikipédias, mas manuscritos, objetos, fosseis, e afins, com datação carbono e intensa pesquisa da comunidade cientifica especializada, em todos os seus posicionamentos, debates e argumentações tendo como base provas, digo: a lilith, ou qualquer outro mito, é apenas mais um mito, história sem qualquer palpabilidade, ou lastro, ou autoria, ou alguma credibilidade tangível... e falando de lendas, um momento foi crucial, qdo o imperio romano adotou o cristianismo, livros foram selecionados, em concilios diversos, envolvendo pagãos, judeus e cistãos, reuniões das quais ainda restam registros, referencias de historiadores da época, reconhecimento da igreja etc.. concilios aonde boa parte dos mitos foram adaptados, o cristianismo, crença dos seguidores de um tal Jesus o ungido, cristo, em grego, foi adaptado a festas do paganismo, costumes das diversas regiões, astrologia, suas crenças etc.. isso é possivel ver pela história, registrada, dos diversos povos, sua cultura, crenças etc.. a igreja catolica apostolica romana, no grande mundo das crenças, superstições e afins, institucionalizou os mitos, por isso nos resta mais os registros dos quais a ela se coaduna.. livros foram perseguidos, situação também comprovada e adimitida pela igreja, e boa parte se perdeu.. uma gigantesca parte.. triste, porque muito havia de ciencia tbm (biblioteca de alexandria por ex).. já falei de mais.. minha opinião, lilith não é uma verdade oculta.. é mais um mito..

    ResponderExcluir
  48. a biblia cristã é uma "compilação" de textos de antigas religioes adaptados aos preceitos cristãos,lilith é citada na torá judaica e a biblia conten textos da torá, quando adão e eva foram expulsos do paraiso encontraram outras pessoas isso ta na biblia quem eram esas pessoas? os filhos de lilith isso não é rpg é estoria estoria e não Historia pq não tem como se comprovar a veracidade historica da biblia

    ResponderExcluir
  49. Achei o post, inacreditavelmente, fantástico. Já havia lido muitas histórias a respeito, mas ficou muito bem formulado seu texto.
    Sou feminista e o maior ato de machismo é crer que só existem mulheres feministas, e o feminismo não luta só pelos direitos das mulheres e sim pela igualdade entre os gêneros.
    E ainda mais estupido que isso, é criticar uma matéria tão boa, e até então, meus caros, Deus também é uma lenda, a Bíblia nada mais é do que um livro de historias, de contos.
    Procure por explicações racionais das coisas, acreditando que esta luz, mesmo que às vezes trêmula, jamais será apagada pelas trevas da ignorância.

    Luiza Beretta.

    ResponderExcluir
  50. como alguem acredita nessa merda ?????????

    pior que as historinhas do papai noel e do coelhinho da pascoa. pessoas ve se cresçam DEUS NÃO EXISTE ´PQP parem pra pensar um pouco.

    ResponderExcluir
  51. MUITO LEGAL, CONFESSO QUE ENTREI AQUI POR SOU FAN DA SERIE SUPERNATURAL E PENSEI QUE TINHA ALGUMA LIGAÇÃO COM UM PERSSONAGEM DA SERIE E REALMENTE ACHO QUE TEM ALGUMA LIGAÇÃO ...... GOSTEI MUITO POST,MUITO LEGAL A HISTÓRIA DELA ,NÃO CONHECIA !PARABÉNS MESMO...VLW!

    ResponderExcluir
  52. agora sei pq alguns wiccans adoram ela
    como todo o wiccan ela quer igualdade entre os dois , não somente homem dominando

    ResponderExcluir
  53. http://www.youtube.com/watch?v=soHt_iuaSYw .........tudo uq eu tenho a dizer pra quem nao gosto

    ResponderExcluir
  54. Olá.

    Envie seu link para o Midiafire.

    Nossa proposta é divulgar seu blog/site.

    Desejamos que você tenha muitos cliques e aumente suas visitas.

    Faça-nos uma visita.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir
  55. Maravilha, parceiro. Que bom que você conseguiu por urticária em um bando de ignorantes! Parabéns pela mente aberta e pela inteligência.

    ResponderExcluir
  56. Parabens! Acredito que ela na verdade não trouxe a tentação, mas o conhecimento, que a meu modo de ver é a causa das dores do mundo.Só os ignorantes são felizes.

    ResponderExcluir
  57. Eu me apaixoneipor Lilith,
    pelo menos sei qui nos ans de eus tinha alguem me representando la!!
    Lilith foi um esemplo di mulher, diferentemente de Eva,Ela foi fraca; eu duvido se foce Lilith no lugar de
    eva se ela teria caido en tentação como eva caiu Eva era uma fraca

    ResponderExcluir
  58. o problema e que o ser humano esta tao corrompido por suas proprias paixoes que , se esqueece de quem e filho e desacredita de tudo e faz questao em acreditar em historias de coisas que sei la sei la se e boa mesmo pra nos, mas , as profeçias de que jesus fez estao ai acontecendo nesse seculo e todos , estao iguais aqueles tres macacos , sego,surdo, e mudo leia apocalipse e voces vao ver e comparem que todas as profecias estao se cumprindo, todos gostan de falar de crença e se afastar realmente de seu pai criador ,mais e mais e acreditar na verdade e nao em fantasias , ninguem se entereça em se progredir espiritualmente mas sim financeiramente, mas todos nos estamos sabendo que quando morre nada levara desse lugar , iae oq voce vai fazer , so acumulo riquesa aqui e pa e pum blz e sua vida espiritual... foi pro brejo bom se enformen sei que muitos nao creditam na biblia , mas fé e voce acreditar em uma coisa que voce nao ve mas sabe que existe entao agarre se procura a deus , deus so quer um pouco de atençao , coisa que muitos nem pra diser obrigado pela refeiçao deus que eu garanto que ninguem diz , e nao estou forçando ninguem a se converter e muito menos estou procurando ser um pastor , mas sim passar um recado pra que reflitam pensem sobre tudo que esta escrito , o mundo nao vivera pra sempre, voces nao vivera pra sempre e repito , DEUS SO QUER UM POUCO DE ATENÇAO e nao barbarizmo .

    ResponderExcluir
  59. e outra coisa , sei que muitos nao vao gostar do que eu escrevi agora , mas pesso que deus os abençoe e que a vida de voces seja uma boa vida e que tudo de serto pra todos que estao aqui , mas pesso caridosamente que reflitam e pessem em sua existencia , nao e mero acaso que estamos aqui ,a vida nao e so voce come bebe e dormi , todos temos um proposito , cada um faz parte desse quebra cabeça que e o jogo da vida , mas se esqueceram oque deus nos deixou , vejo todos os dias pessoas falando reclamanto destruindo vidas por nada por coisas banais desse mundo e garando deus crio o homen a sua imagem e semelahnça sabe por que , por que ele nos ama ,e quem e nos para contestar tau palavra , pois esta escrito em joao 3:16 deus amou o mundo de tau forma que deus seu filho unigenito pelos seus pecados ,agora me diga quem neste mundo iria dar seu filho por tais pessoas corrompidas que somos nos, imagina vo dar a vida de meu filho pra quele assassino oO bom acho quem ninguem aqui , deus deu seu filho para que nos nao sofrece mais , pois deus viu desde o começo nosso estinto,entao ele viu que tau perigo seria dar de mao beijada a vida eterna entao como encinamento para todos ele deu a vida de carne pra que todos aprendece a amar a seu proximo e para que com seu suor de sua fronte conseguice seu sustento , e por ultimo deu a fe para que todos tivese fe nele , mas nao vejo quase isso, nao vejo ferre , a fé foi manchada por muitas coisa , outra coisa ja que tem muitos que gostan de pesquisar , pesquisem o cara que fez a tau teoria da evoluçao do homen que veio do macaco e veja oq ele disse em seu leito de morte , bom eu sei que ele no final de sua vida desconcidero a teoria e disse que as palavres que estavam na biblia estavam serta, pesquisem,bom sei tambem que nao vo agradar a muitos mas deus deu o livre arbitriu , leia se quiser , mas nao quero aborrecer ninguem e nao estou zuando com ninguem serto, bom ano de 2012 pra todos e reflitam ^^"

    ResponderExcluir
  60. Como pode a mulher querer ser igual ao homem; somos totalmete diferentes um tem racha outro tem pau, onde está a igualdade.

    ResponderExcluir
  61. ja li sobre ela achei interessante um bjs a tds jack22

    ResponderExcluir
  62. No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".[1] É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilith e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa.

    ResponderExcluir
  63. Seu post foi bem elaborado ... todos os FATOS sao Reais lilith é. Um demonio muito poderoso nos tempos de hoje ... porem ela ja foi condenada. Por YHWH. E. Yahushua vive

    ResponderExcluir
  64. Nao sei bem o q dizer mais alguns dias fiquei sabendo dessa historia. achei legal, mais vou pesquisar mais ainda essa historia...

    ResponderExcluir
  65. Ela mudou de nome se chama pomba-gira (malandra ela ),ainda é burra ,alguém avisa pra ela que o que diferencia um menino de uma menina não é o cabelo,QUE BURRA DA ZERO PRA ELA .

    ResponderExcluir
  66. Eu gostei,que ate entao eu nao conhecia a historia de lilith!

    ResponderExcluir
  67. Essa hitória me faz pensar,por que Deus(unisciente de tudo) foi permitir a existência de Lilith,Lucifer,já sabendo que iriam se disvirtuar?Não acredito que queria provar nossa fidelidade ou a de suas criaturas.O certo é que as trevas nasceram da luz(o que prova a luz como o início de tudo).Sobre lilith,ela é um exemplo de como não vale apena ter inveja,pois é o sentimento encubado da inferoridade.Para uma mulher ser melhor que um homem(ou vice-versa) ela tem que merecer primeiro.É digno você conquistar algo por seu merecimento.De hoje em dia tem sido assim.Mas será que Deus ama mais sua criatura primogenita(o homem) do que a mulher?A mulher não pediu para existir assim como o homem.Deus os permitiu.Nossa inocência eterna é exsatamente esta."EM TUAS MÃOS DO BARRO NASCEU O HOMEM,POR TEU AMOR A ALMA HUMANA MORERÁ"

    ResponderExcluir
  68. Só que não né. não ha nada que comprove a existência de Lilith na Biblia.

    ResponderExcluir
  69. Pura heresia, mais a istoria e surpreendente..

    ResponderExcluir
  70. Que doidera eu pensei que ela fosse mulher de Lúcifer, devido ser o que é, e não de Adão que é um humano, se ela é vista como demônio ela é um anjo caído não, como seria possível ela habitar a Terra em um corpo de mulher, não deveria ela estar condenada ao inferno. Eu acredito que esta seja dessa forma. Pois tradições erradas podem existir, mas é só analisarmos para tirar a conclusão do óbvio, lógico e também ela já aparece como demônio, e se ela não consta na Bíblia como mulher de Adão, e na Bíblia fala que Adão estava sozinho pois ele foi o primeiro ser humano, a primeira criatura, como poderia Deus ter criado Lilith um demônio do pó, e assim permitir ele de habitar o paraíso com Adão. Valeu pela fantasia mas quem acreditar nessa merda é burro demais.

    ResponderExcluir
  71. Cidadão inteligente. Demônio é designado a quem não segue a Deus, se afasta de Deus.
    Eu fico realmente revoltada com os seres humanos que se enebriam com a tese de que somos as coisas mais amadas e importantes do universo e o resto é lenda. É isso que permite as barbaridades e guerras do mundo.
    Existe uma coisa chamada livre-arbítrio. Deus é tão incrível que criou seres que tomam suas próprias decisões. Não somos robôs pré- programados. Nossa história segue o curso de nossas decisões. Por isso, acredito que ocorrerá o Apocalipse. Há dezenas de milhares de pessoas nesse mundo que desejam destruir a humanidade porque têm esperança que Jesus retorne quando isso acontecer. Isso, sem influência do demônio. Apenas porque acreditam em Deus.
    Eu acredito também no diabo. Acredito que ele ainda vai desvirtuar o homem, mas isso está longe ainda. A primeira coisa que vai acontecer quando o diabo realmente reinar na terra será o fim da crença aberta a Cristo. Todo cristão será perseguido e as igrejas pararão de crescer. Nesses dias, que louvava a Cristo em praça pública vai morrer de medo embaixo da cama.
    Aí virão alguns que me falarão do arrebatamento... Rsrsrsrs uma mera interpretação. Acredito que Deus olhará por todos que crêem Nele. No entanto, todos nós sofreremos por nossa soberba e real ignorância.
    Enquanto nos apegamos a bíblia. Há muita coisa sendo ocultada de nós para que nossa fé não seja abalada.
    Acho que muita gente não consegue acreditar em Cristo se crer na metade das coisas que creio e saber a metade das coisas que sei.
    Só deixo um conselho. Abram sua mente e realmente creiam porque logo nos deparemos com coisas que vão de encontro a esses dogmas e que tiver a fé baseada neles corre o risco de perdê-la.

    ResponderExcluir
  72. bacana quando eu falava de lilith para meus amigos eles nao acreditava mais agora eu vou mostra pra eles ver a verdade

    ResponderExcluir
  73. Quero saber qual a base , que vc tirou isso, qual biografia?

    ResponderExcluir
  74. Quero saber qual a base , que vc tirou isso, qual biografia?

    ResponderExcluir
  75. Quero saber qual a base , que vc tirou isso, qual biografia?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...