quinta-feira, 17 de março de 2011

Hebreus - História resumida

Estrela de Davi
Antepassados do povo judeu, os hebreus têm uma história marcada pela migração e pelo monoteísmo. Foram o primeiro povo realmente monoteísta da história, e o culto a Jeová foi o elemento que unificou os hebraicos contra os inimigos externos.
Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, nascido em Ur (Mesopotâmia) por volta do século XIX a.C., recebeu de Deus a missão de migrar para Canaã, terra dos cananeus, depois chamada de Palestina, onde se localiza hoje o estado de Israel. Os hebreus eram pastores originalmente nômades provenientes da região da Mesopotâmia. Eles viveram cerca de dois séculos na região de Canaã dedicando-se a agricultura e ao pastoreio. Crescentes dificuldades econômicas provocaram a migração de muitos hebreus para as regiões férteis às margens do Nilo. Com isso eles acabaram chegando ao Egito, onde viveram entre 300 e 400 anos e, segundo a tradição bíblica, foram escravizados.

Sua história ganha força a partir do momento em que decidem sair do Egito. A volta dos hebreus a Canaã é conhecida como êxodo, e teria durado cerca de 40 anos. Segundo a bíblia, foi durante essa viagem que Moisés, no alto do Monte Sinai, recebeu de Jeová a Tábua dos Dez Mandamentos, que deveria guiar o comportamento dos hebreus.


O patriarca Josué, que substituiu Moisés ainda durante a volta à Canaã, liderou a luta pela reconquista do território dos hebreus, que estava ocupado por vários povos organizados em tribos. Essa luta elevou a importância dos juízes, nomeados para comandar a expulsão da tribo dos filisteus em Canaã. Samuel, o último dos juízes, tentou promover a união das doze tribos hebraicas que ocupavam a região, mas isso só ocorreria sob a liderança de Saul, considerado o primeiro rei dos hebreus.

O sucessor de Saul, Davi, garantiu a consolidação do estado hebraico, caracterizado pela centralização do poder nas mãos do rei, que ainda exercia as funções de chefe político, militar e religioso. Davi foi sucedido pelo rei Salomão, que construiu o templo de Jerusalém, entre outras obras públicas, fez uma aliança comercial com os fenícios, que dominavam o comércio mediterrâneo, e também instituiu inúmeras datas religiosas. Além disso, decretou o trabalho compulsório, explorando sobretudo a população camponesa.

Pastores Judeus

A política social e os altos impostos criados por Salomão geraram um grande descontentamento popular, que explodiu com a sua morte (cerca de 930 a.C.), provocando a Cisma, isto é, a separação das doze tribos hebraicas em dois reinos: Israel e Judá.

Israel reunia as dez tribos do norte e tinha como capital Samaria, já o reino de Judá era formado por duas tribos do sul, e sua capital era Jerusalém. A divisão favoreceu a invasão estrangeira. O rei babilônico Nabucodonosor II dominou a região, levando os hebreus para a Babilônia, período que ficou conhecido como Cativeiro da Babilônia.
Em 539 a.C. os Persas conquistaram o território babilônico e permitiram a volta dos hebreus para a Palestina (Canaã). Em 333 a.C. a Palestina foi dominada por Alexandre Magno, da Macedônia, mas tempos depois voltou a ser libertada.

Em 70 d.C. a Palestina era uma província do Império Romano; as muitas rebeliões levaram os romanos a expulsar os hebreus da região, assim eles se dispersaram pelo império. Esse período ficou conhecido como Diáspora.

Até 1948, quando foi fundado o estado de Israel, os hebreus, agora já tratados como judeus, viveram sem pátria; atualmente são os palestinos que não têm pátria, pois suas terras foram ocupadas pelos israelenses, sendo esse um dos motivos para os intermináveis conflitos entres esses dois povos.

5 comentários:

  1. muito bom!!
    quem escreveu tem muito conhecimento da biblia e da história dos hebreus.
    parabéns...

    ResponderExcluir
  2. muito bom é pouco, achei mesmo ótimo. porém,deveria ser aperfeiçoado, com uma CRONOLOGIA dos fatos. assim ficaria excelente...ok? até breve, anônimo.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem explicado , mais deixou alguns minimos detalhes escapar , mais ta ótimo !

    ResponderExcluir
  4. noooooossa muito boa essa história....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...