quarta-feira, 16 de março de 2011

Império Romano – As questões religiosas

Júlio César

A religião romana era uma adaptação da religião da elite grega. Os romanos simplesmente mudaram os nomes de divindades gregas e adaptaram seu caráter de acordo com o modo de vida romano. Zeus, por exemplo, em Roma era chamado de Júpiter; Artêmis, de Diana; Dionísio, de Baco; Atena, de Minerva; Afrodite, de Vênus, além de outros.

É provável que o culto a esses deuses tenha sido praticado pelas famílias patrícias e que as classes populares se mantivessem presas às antigas crenças rurais.

Os romanos eram políticos e conviveram com muitos outros povos politeístas, não existindo registro de conflitos entre eles. Os conflitos aconteceram com grupos monoteístas: Primeiro com os judeus, depois com os cristãos. A origem dos conflitos com os judeus estava no fato de Palestina não aceitar sua condição de província de Roma, o que implicava no pagamento de impostos, a aceitação de governantes e exércitos romanos em seu território. No ano 70 d.C., diante da dificuldade de apaziguar a província, os romanos destruíram o Templo de Salomão e arrasaram Jerusalém, provocando a diáspora (dispersão dos judeus pelo Império Romano).

Vênus de Milo, Museu do Louvre

O conflito com os cristãos, sobretudo nos séculos I e II, surgiu porque o cristianismo primitivo pregava idéias que se contrapunham ao regime imperial, como o pacifismo, a igualdade entre os homens, a humildade e o reconhecimento de Deus como o único Senhor. Como essas teses subvertiam os valores pregados por Roma, podemos dizer que a perseguição aos cristãos teve um caráter mais político que religioso.

No século IV, as perseguições cederam lugar as conversões. Constantino, o Grande, que governou Roma de 313 a 337 d.C., assinou o Édito de Milão, concedendo liberdade de culto aos cristãos. Pouco antes de morrer, Constantino que era pagão, foi convertido ao cristianismo. A sua conversão garantiu liberdade para as atividades da nova igreja, que já estava bem estruturada. Ao aceitar o cristianismo, o Império Romano conquistava a adesão de uma verdadeira multidão, sobretudo da população pobre e, o que era mais importante, de um grande número de líderes muito respeitados por suas comunidades: Os Bispos. Graças a conversão romana ao cristianismo essa religião acabou se popularizando e se espalhando pelo mundo para se tornar tão grande como é hoje.

                                                                                                        Leandro Matos

2 comentários:

  1. Faz um Post falando da história do Império Romano tbm, das conquistas, das guerras!

    ResponderExcluir
  2. faz sobre a vida de julio césar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...