quinta-feira, 10 de março de 2011

Nióbio, que p#rr@ é essa???

 O Brasil detém 98% das reservas exploráveis de Nióbio do mundo, e 98% dos brasileiros não faz idéia do que é NIÓBIO.

Vamos às explicações iniciais:

O que é Nióbio?

O Nióbio é um elemento químico, de símbolo Nb, número atômico 41 (41 prótons e 41 elétrons) e massa atômica 92,9 u. É um elemento de transição pertencente ao grupo 5 ou VB da classificação periódica dos elementos. O nome deriva da deusa grega Níobe, filha de Tântalo — que por sua vez deu nome a outro elemento da família 5B, o tântalo. É usado principalmente em ligas de aço para a produção de tubos condutores de fluidos. Em condições normais, é sólido. Foi descoberto em 1801 pelo inglês Charles Hatchett.



Por que este elemento é tão importante?

O Nióbio é um elemento que possui diversas aplicações. Estas características oferecem inúmeras aplicações em alguns tipos de aços inoxidáveis e ligas de metais não ferrosos destinados a fabricação de tubulações para o transporte de água e petróleo a longas distâncias por ser um poderoso agente anti-corrosivo, resistente aos ácidos mais agressivos.

 Devido a sua coloração é utilizado, geralmente na forma de liga metálica, para a produção de jóias. Também é usado em soldas elétricas e outras coisa menos importantes. Mas, o motivo de ser creditada tamanha importância ao Nióbio são suas outras aplicações.  O Nióbio pode ser usado em indústrias nucleares, devido a sua baixa captura de Nêutrons termais. É usado na indústria aeronáutica, na produção de motores a jato, além de equipamentos de foguetes, devido a sua alta resistência a combustão. Esse elemento fabuloso ainda tem mais funcionalidades. Em baixas temperaturas o Nióbio se converte em supercondutor. Podem ser exemplificados outros empregos do nióbio na vida moderna: produção de aço inoxidável, cerâmicas eletrônicas, lente para câmeras, indústria naval e fabricação de trens-bala, manufatura de armamentos, fabricação de instrumentos cirúrgicos, e óticos de precisão.

O Brasil com reservas de 98%, em Catalão e Araxá, é o maior produtor mundial de nióbio e o consumo mundial é de aproximadamente 37.000 toneladas anuais do minério totalmente brasileiro.

Onde está o problema?


Bom, qual o problema em se possuir um dos materiais mais importantes da vida moderna? Nenhum é claro. O grande problema está na maneira como o Brasil lida com suas riquezas naturais. O nióbio é um exemplo claro disso. Nossa digníssima Pátria Mãe vende uma quantidade absurda desse produto a um preço ridículo, subfaturado. O Brasil vende o quilo de nióbio a 90 dólares, valor absurdamente baixo. Comparando, vender nióbio a esse preço é o mesmo que vender barris de petróleo a um real cada. Por ser o único exportador mundial de nióbio o Brasil deveria se impor e cobrar o valor exato pelo seu produto, mas faz exatamente o contrário, e entrega praticamente de graça, uma de nossas maiores riquezas. Calcula-se que ao subfaturar seu produto o Brasil deixa de arrecadar cerca de 6 bilhões e 600 milhões de reais em suas exportações anuais. O grande problema é: O Brasil não comete esse absurdo apenas com o nióbio. Faz isso com todas as suas riquezas naturais, entrega-as a preço de banana. As absurdas quantidades de minério de ferro extraídas de Minas Gerais e exportadas a valores ínfimos são prova disso. O fato é: O Brasil tem tudo em suas mãos para se tornar uma grande potência, mas não segue por esse caminho, prefere se vender a preço de banana para as outras super potências. Bom, esse assunto é extremamente complexo, e existem várias pessoas que defendem teorias chamadas: Guerra Assimétrica e de Quarta Geração, que falam bastante sobre isso. Bom, mas isso é assunto pra outros Posts :D Por hora, o importante é levar ao conhecimento geral o que acontece com relação ao nióbio e todas as demais riquezas naturais do nosso país. Mas essa história ainda vai muuuuuito mais longe. Aguarde e confie! :p 

Segue aí um vídeo do Dr. Enéas (nosso querido Spartano), falando um pouco sobre a questão do Nióbio.



                                                                                                    Leandro Matos

Um comentário:

  1. Valeu! Cultura faz bem e humor também. Me visita lá no meu blog docescalunias.blogspot.com ou simplesmente Doces Calúnias.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...