terça-feira, 26 de abril de 2011

Ilusão de Ótica

Ilusão de ótica são imagens que enganam nosso cérebro deixando nosso inconsciente confuso por alguns instantes fazendo com que este capte idéias falsas e preencha espaços vazios. Podem ser fisiológicas quando surgem naturalmente ou cognitivas quando criadas com artifícios visuais. Há muito tempo que se sabe que a percepção imediata não é a realidade física.

A ilusão de ótica mais famosa foi revelada e criada em 1915 pelo cartunista W. E. Hill. É uma figura onde podemos ver duas imagens, de uma garota de perfil olhando para longe e também o rosto de uma velha olhando para o chão.


Tipos de ilusão de Ótica:


Ilusões de Ótica Ambíguas - Contém mais de uma cena na mesma imagem – embora a imagem em sua retina permaneça constante, você nunca vê uma mistura estranha das duas percepções sempre é uma ou a outra.


Ilusões de Ótica Escondidas - São imagens que a primeira vista não apresentam nenhum significado, mas depois de observar você irá se surpreender.


Ilusões de Ótica Impossíveis - Sensacionais imagens que inexplicavelmente parecem normais, mais se repararmos bem, são impossíveis.


Ilusões de Ótica Pós-efeito - Imagens que depois de visualizadas revelam novas cenas.


Se ficou curioso em ver como são esses tipos de ilusões, no site Ilusoes.com.br existem vários exemplos dos diferentes tipos de ilusões de ótica.

___________________________________________________________________________

Eu separei aqui algumas ilusões de ótica que achei interessantes. Confira:

Curvas falsas


A ilusão: as retas parecem curvas
A realidade: elas são tão retas quanto as de um tabuleiro de xadrez

Enjôo


A ilusão: os grãos ondulam
A realidade: as diferenças entre luz e sombra criam movimentos microscópicos nos seus olhos. E os grãos parecem se mexer.

Primavera

A ilusão: as flores desabrocham
A realidade: o padrão de cores de cada flor estimula as áreas do cérebro responsáveis por detectar movimento.

Roda e avisa

A ilusão: as rodas giram
A realidade: seu cérebro está sendo enganado: a repetição de padrões assimétricos e curvos emulam a forma como percebemos uma roda em movimento. Fazendo com que o cérebro realmente ache que elas estão se mexendo.

_________________________________________________________________________

Fontes: Brasil Escola e Ilusoes.com.br

                                                                                                       Leandro Matos

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...