terça-feira, 5 de abril de 2011

Avião construído apenas com sucata

Algumas aeronaves comerciais utilizadas no Brasil até que se parecem muito com sucatas, pelo péssimo estado de conservação e falta de manutenção. Mas nesse caso é diferente. Em tempos em que o termo “Sustentabilidade” está em alta, um queniano chamado Gabriel Nderitu, decidiu construir um avião feito inteiramente de sucata. Nderitu se inspirou no 14 Bis, de Santos Dumont, para fazer seu avião.

A hélice da aeronave foi feita com madeira reutilizada, enquanto o restante do avião foi construído com alumínio de 2ª mão. O motor foi retirado de um velho Toyota. Nderitu demorou cerca de um ano para terminar sua “obra-prima”, que no momento, está estacionada no quintal de sua casa. Mas o que mais impressiona a todos é o fato de que o queniano não possui nenhuma experiência em engenharia aeronáutica.

Gabriel Nderitu sempre trabalhou com tecnologia da informação, e para construir seu “sucatão”, pesquisou em livros e na internet tudo o que podia a respeito de construção de aeronaves. Após algum tempo de pesquisa ele decidiu colocar a idéia em prática e, com a ajuda de cinco amigos, construiu seu “14 Bis de Lixo”.

O avião está pronto, mas será que ele é capaz de voar? Nderitu prometeu fazer o teste em breve, mesmo sem ter realizado nenhuma avaliação de segurança. E aí, alguém se habilita a ir com ele nesse teste?

Imagem: Reprodução/Citizen                                                                                                                

...Update (12/04/2011)


Segui aí um vídeo falando sobre esse avião e mostrando a primeira tentativa de se realizar um vôo.



                                                                                                      Leandro Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...