segunda-feira, 2 de maio de 2011

Osama Bin Laden: De aliado a inimigo nº 1

Sua trajetória - desde o tempo em que foi parceiro dos Estados Unidos até se tornar o terrorista mais temido do mundo

O que fez com que um abastado jovem muçulmano, educado junto à realeza da Arábia Saudita, se lançasse numa guerra suja contra o país mais poderoso do mundo? A resposta passa por uma análise do mundo equilibrado sobre a tensão entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, durante a Guerra Fria, e a intrincada relação do Islã com o chamado “ocidente”.

Para entender Bin Laden e sua turma, é preciso viajar no tempo e no espaço. Nosso destino é o Afeganistão, e o ano é 1979. Ali, um punhado de rebeldes mal armados trocava tiros contra o recém-empossado governo comunista que, depois de um golpe de estado apoiado pelos vizinhos soviéticos, assumiu o poder, em 1978. O conflito que colocava em lados opostos um bando de nacionalistas contra o gigante nuclear parecia favas contadas. Afinal, a União Soviética já havia sufocado com mão de ferro outras revoltas do tipo no passado. No entanto, aquela seria uma guerra diferente. Primeiro, porque o inicialmente mal organizado movimento rebelde passou a contar com o apoio militar (que incluía armas e dinheiro) e logístico (que incluía treinamento e mais dinheiro) de outro gigante: os Estados Unidos. Não se esqueça que estamos no início dos anos 80, e aqui, sob a míope ótica da Guerra Fria, isso faz todo o sentido. Depois, porque os rebeldes estão unidos por algo mais forte que o sentimento nacionalista: a fé. São muçulmanos e estão dispostos a uma jihad, ou seja, a uma guerra na qual cada soldado crê que os interesses de Deus estão acima do seu próprio. Além disso, lutar nas montanhas desérticas do Afeganistão não é fácil (como os próprios americanos iriam saber 20 anos depois).


Apenas bons amigos

Marcado por um turbilhão de partidos políticos, grupos religiosos e clãs tribais, o território afegão é constituído por uma cadeia de montanhas que faz fronteira com a União Soviética, a China, o Irã e o Paquistão. Fincado entre a União Soviética e o Golfo Pérsico (a maior reserva de petróleo do mundo), está numa região de importância estratégica para os Estados Unidos, que desde a emergência do aiatolá Khomeini no Irã, em 1979, perdera seu principal aliado na região. Para os soviéticos, o Afeganistão interessa, sobretudo, pelas reservas de gás natural, imprescindíveis ao funcionamento de sua indústria. Assim é que o Afeganistão dos anos 1970 é marcado, sobretudo pela polarização da Guerra Fria.

Ronald Reagan
Em 1979, a intervenção do Exército Vermelho solapou de vez o instável equilíbrio étnico e político do país. Em exatos 14 dias após a invasão, os americanos enviaram armas para o Paquistão, onde havia muitos refugiados afegãos – entre eles os futuros membros do Talibã, de origem pachtouns, etnia dominante no Afeganistão (38%) – e onde seriam estabelecidos os campos de treinamento dos que iriam combater nas montanhas afegãs. Sob a justificativa de que era preciso conter a expansão soviética no Terceiro Mundo, o presidente americano Ronald Reagan propôs armar os rebeldes afegãos, que chamou de freedom fighters (ou guerreiros da liberdade).


No começo dos anos 80, a guerra afegã atraiu a atenção do movimento islâmico transnacional. Por todo o mundo muçulmano, os ulemás – líderes religiosos – apelaram à “solidariedade islâmica internacional”, e interpretaram a presença dos russos no Afeganistão como uma invasão do Islã pelos infiéis. Nesse tempo e com esse discurso, destacou-se um jovem nascido na Arábia Saudita. Herdeiro de uma fortuna em seu país, ele viajava pelas capitais do Oriente Médio convencendo e patrocinando o engajamento de muçulmanos para a luta. Seu nome é hoje um dos mais conhecidos do mundo: Osama Bin Laden.

Bin Laden passou a ser um dos principais fiadores da aliança anti-soviética, que colocou do mesmo lado os “jihadistas” muçulmanos e os americanos. Bin Laden e a CIA foram felizes aliados, pois, enquanto um recrutava os homens para lutar nas montanhas, o outro fornecia os fundos, as armas e os instrutores para treinar e formar os afegãos e os voluntários árabes em técnicas de combate de guerrilha. Com esses ingredientes, a guerra durou até 1989 e acabou com os soviéticos sendo expulsos do país.

Retirada de tropas soviéticas do Afeganistão em 1988
 
Fim da lua de mel

A amizade acabou na manhã seguinte ao fim do conflito soviético-afegão. E quase de imediato se instaurou um novo antagonismo de escala mundial. Isso porque os voluntários que foram combater no Afeganistão estavam motivados a restaurar um Islã verdadeiro, propagando a xaria – a lei baseada nos preceitos religiosos e tradicionais do Alcorão – onde quer que fosse possível. Mas o fato é que a saída dos russos retirou a “questão afegã” da agenda dos antigos aliados americanos, que se afastaram daqueles que cada vez mais viam como fanáticos. Isso representou uma traição, justamente no momento em que o Afeganistão estava arrasado pela guerra e explodindo em conflitos civis.

Neste contexto, Bin Laden, o mais eminente representante desses combatentes islâmicos, emerge para canalizar as reivindicações dos “jihadistas” frustrados. Sob seu comando, havia entre 4 a 5 mil combatentes dotados de um completo arsenal militar, vivendo em campos de treinamento em território paquistanês e afegão. Outra guerra não parecia estar tão distante.

E não estava mesmo. Em 1990, após as tropas iraquianas de Saddam Hussein invadirem o Kwait, os americanos revidaram e bombardearam o Iraque. Era a Guerra do Golfo, que colocava, dessa vez, os americanos como invasores do Islã. A instalação de uma base militar na Arábia Saudita, em 1991, para servir de apoio às tropas americanas que lutavam contra Saddam foi a gota d’água. Primeiro atraiu a revolta contra os americanos e depois fomentou uma oposição sem precedentes à monarquia saudita, que, apesar das relações comerciais com os Estados Unidos (que desde 1932 detinham o direito de exploração das reservas petrolíferas do país), mantinha as artes, a cultura e o direito nas mãos de um clero ultra-puritano. A presença de soldados americanos na terra que congrega dois dos mais importantes lugares santos do Islã – as mesquitas de Meca e Medina – pôs em risco a credibilidade da monarquia.

Guerra do Golfo - Aviões da USAF voando sobre os incêndios de poços de petróleo no Kuwait
 
Contra o feiticeiro

Osama Bin Laden foi um dos primeiros a se juntar à grita contra essa nova invasão, revelando-se um dos críticos mais obstinados do “islamismo de fachada” da família real saudita. Se desde o fim do conflito com os russos ele vinha percebendo que para defender o Islã seria preciso esforços muito maiores, talvez globais, agora ele concluía que o próprio mundo muçulmano estava infiltrado de dirigentes que se deixaram corromper pela influência ocidental. Por isso, sua luta não estaria aliada a um Estado, não se limitaria a fronteiras, era preciso defender o Islã onde ele estivesse sendo atacado. Passou a financiar e dar apoio logístico aos mais variados movimentos de insurgência islâmica e, ainda morador da Arábia Saudita, declarou que expulsaria os americanos com as próprias mãos do território sagrado do Islã.

Isso lhe rendeu a perseguição do serviço de segurança de seu país, que chegou a congelar parte dos seus bens e a revogar sua cidadania. Bin Laden deixou a Arábia Saudita em 1991 para se estabelecer no Sudão, onde, paralelamente às atividades de formação de militantes da causa islâmica, formou sociedades comerciais e aumentou sua fortuna pessoal. Com ele, migraram milhares de combatentes muçulmanos e outros veteranos do jihad afegão (bem como suas respectivas famílias). De lá, passou a organizar o grupo chamado de Al Qaeda (“a base”), uma rede de colaboradores espalhados pelo mundo dispostos a uma nova tática de guerra: o terrorismo contra alvos americanos. Em fevereiro de 1993, fez explodir um carro-bomba no subsolo do World Trade Center, em Nova York, matando seis pessoas. Em outubro, atacou a embaixada americana na Somália e matou 18. Em 1995 e 1996 seus alvos foram os americanos residentes na Arábia Saudita. Primeiro, em Riad, cinco americanos foram mortos na explosão de um estacionamento. Depois, num ataque a uma base militar em Dharan, 19 morreram.

Sem base territorial e independente economicamente de um Estado, a rede terrorista de Bin Laden é, na opinião de especialistas, a única a ter uma visão mundial de seu combate. Assim, em 1996, o errante Bin Laden voltou para o Afeganistão, onde estava em ascensão outro movimento radical islâmico, que pregava uma moral estritamente religiosa: o Talibã, do líder Mulá Omar. Ali, Bin Laden continuaria protegido. E manteria intactos seus métodos de atuação.

Imagem de 1996 mostra Osama após seu retorno ao Afeganistão
 
Em 1998, promoveu ataques simultâneos às embaixadas americanas em Dar es-Salam, na Tanzânia, e em Nairóbi, no Quênia. Se depois do ataque ao World Trade Center, em 1993, já se havia detectado a conexão dos terroristas com antigos membros da milícia afegã treinada pela CIA, a resposta militar americana aos ataques na África revelou outra cruel ironia. Em busca das bases secretas da Al Qaeda no Afeganistão, os americanos não tiveram que procurar muito. Os campos de treinamento dos terroristas de Bin Laden constavam dos mapas da CIA, que os havia projetado e instalado no começo do jihad contra os soviéticos.

Em outubro do ano 2000, Bin Laden comandou ainda um ataque ao navio americano “USS Cole”, no Iêmen. Seu próximo e mais devastador ataque seria o de 11 de setembro de 2001, onde morreram cerca de 3 mil pessoas em ataques ao World Trade Center, em Nova york, e ao Pentágono, em Washington. Em função desses ataques, o então presidente americano George W. Bush comandou uma ofensiva, dando início a chamada "guerra ao terror". O alvo do ataque era o Afeganistão, e o objetivo era, além de capturar (ou matar) Osama Bin Laden, também tirar o regime Talibã do poder.

Ataque ao World Trade Center em Nova York, 11 de setembro de 2001
 
Muitas ações foram feitas, muitos ataques foram realizados, mas somente ontem (dia 01/05/2011), quase 10 anos após o início da ofensiva, Bin Laden foi morto. Ele foi encontrado na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão. A operação estava sendo planejado desde agosto do ano passado, quando os americanos conseguiram uma pista segura sobre seu paradeiro, após mais de quatro anos de investigações. Seguem aqui uma Reportagem do site G1 e um vídeo do Jornal Nacional explicando os detalhes da operação.

________________________________________________________________________

Referência: Florent Blanc

Fontes: Livro Ben Laden et l’Amérique, de Florent Blanc, site G1 e revista Aventuras na História.

                                                                                                       Leandro Matos
________________________________________________________________________

16 comentários:

  1. Tá de sacanagem que os americanos bancaram esse cara...sério issoo???? pqp

    ResponderExcluir
  2. Hey there! I simply wish to offer you a big thumbs up for your excellent information
    you have got here on this post. I am returning to your website for more soon.
    Also visit my blog post :: Marc Primo

    ResponderExcluir
  3. This is the perfect site for anyone who would like to find out about this topic.
    You realize so much its almost tough to argue with you (not that I personally would want to…HaHa).
    You definitely put a new spin on a subject that's been written about for years. Wonderful stuff, just excellent!
    my page > lanautica.com

    ResponderExcluir
  4. Your style is so unique in comparison to other folks I've read stuff from. I appreciate you for posting when you have the opportunity, Guess I will just bookmark this blog.
    Have a look at my blog post - free java chat

    ResponderExcluir
  5. Malaysia & Singapore & brunei ultimate online blogshop for
    wholesale & quantity korean accessories, earrings,
    earstuds, necklace, rings, bangle, trinket & hair add-ons.

    Promotion 35 % wholesale markdown. Ship Worldwide
    Also visit my webpage www.unemployment.ohio.gov

    ResponderExcluir
  6. Greetings! Very helpful advice in this particular article!

    It is the little changes which will make the most significant
    changes. Thanks a lot for sharing!
    My page: design

    ResponderExcluir
  7. I just like the helpful info you supply for your articles.
    I'll bookmark your blog and take a look at again here frequently. I am reasonably sure I will be told many new stuff right right here! Best of luck for the next!
    Take a look at my blog post ; neucopia compensation plan

    ResponderExcluir
  8. Post writing is also a fun, if you be acquainted with after that you can write if not it is complex to write.
    Also visit my web blog DSL Anbieter

    ResponderExcluir
  9. If you wish for to get a good deal from this post then you have to apply
    these methods to your won weblog.

    My page :: Summitt Energy

    ResponderExcluir
  10. Hello there! Do you know if they make any plugins to protect against hackers?
    I'm kinda paranoid about losing everything I've worked hard on.
    Any suggestions?

    My blog; pasang iklan gratis

    ResponderExcluir
  11. Hey exceptional blog! Does running a blog similar to this require a massive amount work?
    I have absolutely no knowledge of programming but I was hoping to
    start my own blog in the near future. Anyway, should you have any suggestions or techniques for new blog
    owners please share. I know this is off subject but I simply needed to ask.
    Cheers!

    My web page iklan gratis

    ResponderExcluir
  12. I every time used to study post in news papers but now as I am a user of internet thus from now I
    am using net for content, thanks to web.

    Look into my page Jnmassage.Info

    ResponderExcluir
  13. Why viewers still use to read news papers when in this technological globe
    all is presented on web?

    Also visit my page :: cfnm fever movies

    ResponderExcluir
  14. What's up, its fastidious post concerning media print, we all be aware of media is a wonderful source of data.

    My web page - www.wildpartygirls.org

    ResponderExcluir
  15. It is perfect time to make some plans for the future and it's time to be happy. I have read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or suggestions. Maybe you can write next articles referring to this article. I desire to read more things about it!

    My web-site ... http://xxx-fuck.net

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...