segunda-feira, 9 de maio de 2011

Irmãos Wright: sim, eles foram os primeiros a voar!

Apesar de toda a polêmica com relação a Santos Dumont, os irmãos Wright realmente foram os primeiros a voar

Sim, foram os irmãos Wright os primeiros a voar. O desafio era fazer um vôo prolongado, motorizado, com controle de direção, em uma máquina mais pesada do que o ar, e isso eles conseguiram em 17 de dezembro de 1903, em Kitty Hawk, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em um avião batizado como Flyer (Voador). Quando Santos Dumont pôs no ar o seu 14 Bis, em 23 de outubro de 1906, e percorreu 60 metros, os irmãos Wilbur e Orville Wright já haviam feito vôos controlados de 39 quilômetros. O feito dos irmãos americanos não teve o reconhecimento público imediato porque não foi presenciado por muitas testemunhas, apenas por alguns salva-vidas e um agente dos Correios. “Hoje em dia, eles só são contestados de forma séria no Brasil”, diz o jornalista Salvador Nogueira, autor de Conexão Wright-Santos Dumont: A Verdadeira História da Invenção do Avião.


Orville Wright
Evidências indiscutíveis, como fotografias dos vôos, correspondências trocadas pelos irmãos e anotações técnicas detalhadas, consagraram-nos no mundo como os primeiros a voar. Com um porém: o avião dos irmãos Wright não decolava por meios próprios. Como não tinha rodas, nos primeiros testes, em 1903, era preciso usar um trilho para ganhar velocidade e contar com a ajuda do vento contrário para se erguer no ar. Mais tarde, em 1904, os irmãos acoplaram ao trilho uma catapulta, o que encurtou a extensão do trajeto a ser percorrido e diminuiu a dependência do vento. Apostavam que as rodas eram um peso desnecessário e que usar um trilho era mais prático do que encontrar um longo campo plano para decolar.


Inspiração

Wilbur Wright
O primeiro a pensar em construir um avião, na década de 1890, foi Wilbur. Na época, ele e Orville possuíam uma loja de bicicletas. Wilbur passava horas observando o vôo de falcões, até que percebeu que, para ter total controle da inclinação, a ave elevava uma das asas e abaixava a outra. Os irmãos chegaram à conclusão de que o maior desafio seria controlar o avião no ar com a mesma presteza. Foi em 1899, ao atender uma cliente da loja de bicicletas, que Wilbur, ao torcer uma caixa de tubo, percebeu como conseguiria o controle lateral em planadores. Ele tinha acabado de inventar o sistema de torção de asa, que, junto com os lemes, garantiria o controle dos vôos. Os primeiros testes foram realizados em 1900, com planadores. Os irmãos escolheram a pequena cidade de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, por causa dos ventos constantes e do solo arenoso, que tornava o pouso mais suave. Conseguiram chegar a um modelo que voava por pouco tempo, mas tinha bom controle de direção. O piloto ficava deitado no centro, com um leme horizontal à frente para controlar a ascensão no ar e um mecanismo que provocava a torção de asas. Em 1903, depois de mais de 700 vôos planados, os irmãos testaram um aparelho com um motor de 12 cavalos construído por eles próprios. E voaram.

Flyer I, 17 de Dezembro, 1903


O primeiro vôo com sucesso foi pilotado por Orville. Durou 12 segundos e percorreu 36 metros. No mesmo dia, os dois fizeram, em revezamento, outros três vôos bem-sucedidos. O mais longo deles, com Wilbur no comando, durou 59 segundos e percorreu 260 metros. Até 1905, eles fizeram diversos aperfeiçoamentos no Flyer, até alcançarem um avião prático, com controle e sustentação. Tudo em sigilo, porque os irmãos pensavam em garantir a patente, o que ocorreu em 1906. Apenas em agosto de 1908, eles realizaram a primeira exibição pública na Europa. Estavam em Paris e assombraram a platéia com o completo controle do Flyer, que fez curvas de 90º dando duas voltas sobre uma pista de corrida e pousou no mesmo ponto em que subiu. No final de 1909, os dois fundaram a Wright Company e começaram a comercializar seus aparelhos. Em 2003, no centenário do feito dos irmãos Wright, um consórcio de empresas e instituições nos EUA tentou reproduzir o primeiro vôo do Flyer, com uma réplica exata do avião. Sequer conseguiram sair do solo. A réplica era fiel, mas faltaram os ventos fortes que ajudaram os Wright a decolar em 1903.


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Fontes: Livro Conexão Wright-Santos Dumont: A Verdadeira História da Invenção do Avião escrito por Salvador Nogueira & Revista Aventuras na História

                                                                                                      Leandro Matos

86 comentários:

  1. Coisa de americado e americanizado. O primeiro, com registro comprovado e reconhecido foi Santos Dumond

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  2. A catapulta, na verdade, foi criada há milhares de anos. O avião como o conhecemos, que decola por meios próprios (independentemente de ventos),voa e pousa foi criado pelo Dumont e ponto.

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  3. A unica coisa que diferencia os Irmãos Wright de Dumont, foi o simples fato dos irmãos teren utilizado uma catapulta para dar empulso ao seu "avião" e terem pulado de cima de uma montanha, PLANANDO até o chão. Já Dumont, fez o avião decolar com a força do proprio motor que utilizava, conseguindo assim um vôo breve.

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    1. cara, mas aí a diferença já é grande;

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    2. é imensa a diferença eles eram dependentes de vento catapulta e tinham que jogar morro abaixo, nada disto podia a century magazine de 1904 declarou por meio de uma publicação que o vôo deles caracterizava vôo planado, já havia sido feito por vários outros.

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  4. Paga-pau de americano!

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  5. o que de fato deu o titulo de aviador para eles e o fato de ser americanos por que eles sempre si acha os mehores e os mais inteligentes so
    isso

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  6. ''Planar é diferente de voar'' se fosse assim já existiam aviões a milhares de anos

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    1. Matou a charada, voar por meios próprios é avião, depender de ventos é planador, um aparelho que depende do vento pra voar não pode ser um avião e sim uma pipa tripulada!

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    2. valeu é isto aí e estes detalhes o americano nem fala

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    3. valeu é isto aí, só que para isto entrar na cabeça de um americano não tem como.

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  7. Ignorante americanizado!!!

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  8. Posso dar o mérito aos irmãos Wright por criarem o 1º planador. Mas o 1º avião, é indiscutivel concerteza foi Santos Dumont é gritante a forma como um e o outro fizeram o voo.

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  9. Se os irmãos Wright criaram o avião, então pq Santos Dumont se matou quando descobriu que sua criação estava sendo usada para a guerra?

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    1. Na realidade ele sabia do uso militar de elementos aereos e ate promovia o seu uso.Escreveu uma carta a jornais americanos em 1904 onde afirmava que " a Franca adotou meus planos de baloes militares e pretende aproveita-los na proxima guerra" e que o Japao queria seus baloes para uso militar...

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    2. mas quando se matou por causa da guerra e uso militar o que ele provou????

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  10. Sim, sim e sim, foram os irmãos Wright. Os brasileiros deveriam se despir de seu ufanismo idiota e pesquisar melhor a história.
    Além disso, os norte-americanos construíram e fizeram o voo do avião em seu próprio país.
    Já Santos Dumont, apesar de ter tido também méritos, não realizaria nada de seu invento se não tivesse estudado e morado em um país, que na época era um dos berços das invenções.
    A França.
    A propósito, que invento, de repercusão mundial, foi criado por algum brasileiro; além de Santos Dumont?
    Simplesmente, nada!!!

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    1. Já ouviu falar da BINA? Quando alguém te liga no celular e você sabe quem está te ligando? Pois é, foi um brasileiro. Simplesmente está presente em todos os celulares do mundo. Ah, quando você "perde" uma chamada no celular e você é notificado disso, também, foi o mesmo brasileiro quem inventou.

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    2. Valeu Carbono!!! Temos que parar como esse complexo de inferioridade, o avião é nosso!!!

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    3. Mais um merda puxa-saco dos americanos, que imagina que Thomas Edison inventou a lampada incandescente quando na verdade o real inventor é o ingles Joseph Swan, patente de 1878 a qual Edison plagiou em 1880 e foi processado e perdeu tendo que fazer um acordo. No caso de Dumont os Wright pediram por carta ao capitão Ferber o desenho do 14Bis após verem as fotos do vôo de 1906 no jornal New York Gerald. Alpheus Drinkwater disse ao NY Times em 1951 que o Flyer I nunca em 1903, apenas planava. Um fato científico é comprovado quando o repetimos. Em 2003 a NASA fez uma replica do Flyer I e qual fato se repetiu ali? Exatamente aquilo que Drinkwater viu, a replica planou a 1m do chão e caiu na lama, provando que uma maquina com aquela configuração, pesando 300kl e com um motorzinho d 12Hp NÃO VOA apenas plana. Isso encerra qualquer discussão, se uma experiência não pode ser repetida não é um fato científico, logo nunca existiu o vôo de 1903, apenas planagem. Em 1904 os Wright confirmam isso. Em Ohio convidaram a imprensa local para presenciar um vôo, mas passaram um vexame tentando durante dois dias fazer o Flyer II decolar. No seu diario explicam que não puderam voar porque não havia ventos fortes, ou seja, afirmaram que sua maquina era um planador. O 14Bis de 300kl e o Demoiselle de 200kl voavam sem vento, só com brisas, provando quem tinha uma avião e quem tinha um planador. Vc anônimo é que precisa se despir desse puxa-saquismo dos americanos, vc deve ser um boyzinhho que usa camisas com frases em ingles e ouve musica americana. Acertei? Sabia é mais um baba-ovo dos americanos.

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    4. O chuveiro elétrico foi inventado por uma empresa brasileira. Adreas Pavel é um brasileiro inventor do Stereobelt (mais tarde aperfeiçoado ao Walkman) e também conhecido como o pai do "reprodutor de áudio portátil".

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    5. "sim, sim e sim, foram os irmãos Wright. Os brasileiros deveriam se despir de seu ufanismo idiota"... cala essa boca seu pau no c.. baba ovo de americano lixo

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    6. -Quem deveria pesquisar mais,é você seu idiota.Existe muita diferença entre planador e avião,seu puxa saco de americanosObs.:Tinha que ser gaymista.

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  11. O primeiro vôo foi feito pelos chineses.
    Muito antes de qualquer coisa relacionada a aviação, os chineses já usavam uma Balista para lançar soldados presos a pipas sobre fortificações inimigas.
    Os wright fizeram um avião mesmo. Planador tem uma ajuda pra decolar, mas se mantém no ar buscando térmicas, assim como fazem os pássaros quando voam sem bater asas. O dos wright além de ter voado longe bagarai, voou com um par de motores quando nem se sabia por que diabos os passarinhos não caíam feito pedra quando paravam de bater asa.
    Dummont é considerado o inventor do avião não só pelo brasil, mas pela europa toda, por que foi inscrito e venceu oficialmente uma competição, mas não há de se duvidar que o dos wright voou primeiro.
    Respondendo a um comentário acima, Dummont se matou em 1932, 14 anos depois de ver suas máquinas (e diga-se de passágem, as melhores da época) ganharem os céus com bombas e metralhadoras e pouco tempo depois do crash de 1929. Meio suspeito afirmar que a depressão foi por causa da guerra.

    Americanizado o carai. Conhecimento se constrói com estudo e aperfeiçoamento, logo cooperação. Nada surge de repente e começa a funcionar , aposto que tanto os wright quanto dummont rasgaram uma caralhada de folhas de projeto antes de fazer alguma coisa mesmo.

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    1. Antes de tudo é preciso saber o que é um planador. O 1º Flyer era um planador lançado por uma catapulta e sustentado por um motor com potência menos que a metade dos 50HP do 14BIS de Santos =Dument. Além do mais, as fotografias não tinham mecanismo de datação... daí eles afirmarem, após Ferber avisá-los sobre a 1ª Homologação por uma Junta Aeronáutica oficialmente constituída e com experiência desde os balões, que aquele 1º "vôo" tinha ocorrido em 1901. Ora, se o contrário tivesse ocorrido com os ianques, os Wright em Paris e Santos=Dumont em Cabangu, NINGUÉM, mesmo com as mesmas pífias "provas" forjadas, teria a mínima coragem de questioná-los!... Ser puxa-saco e/ou capitulacionista, conformado ao histórico factoidismo ianque é comum, o que não podemos é aceitar discussões sem base histórica e/ou conhecimento de cada versão.
      Recomendo tudo que está na primeira página de:
      http://blogdomigueljunior.blogspot.com.br/

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  12. Se eu peidar cheiroso aqui agora, amanhã tem americano dizendo que inventou o peido cheiroso bem antes, e todos vão acreditar neles.

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  13. Só vale o que tem registro, e foi Santos Dumont.

    Além disso, na Rússia, é Santos Dumont o pai da aviação.

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  14. É SIMPLES!! SE ESTAMOS FALANDO DE AVIÃO, É SANTOS DUMONT! SE O PAPO É PLANADOR, AÍ SÃO OS PICARETAS AMERICANOS!

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    1. Não só vaca, como um bode, uma baleia e ate um monte de pecas de bicicletas coladas com superbond. O problema passa a ser quando se deseja repetir o mesmo voo. A replica feita pela NASA deles nunca conseguiu sair do solo nem um metro se quer. Quanto a replica publica do 14 Bis foi criticada por sua quase impossível dirigibilidade e estabilidade. Mas foi pilotado e voo com um piloto profissional a pouco tempo. Ou seja não decepcionou seus orgulhosos contemporâneos construtores Brasileiros.

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  16. Meia verdade e apenas uma forma de se dizer uma mentira, não se sabe ao certo quem realmente fez o primeiro voo, não ha provas inrefutaveis sobre o assunto, mas uma coisa pode ter certeza os primeiro aviões comerciais não foram baseados no Flyer e sim no demoiselle, foram os aviões inventados por Glenn Curtiss.

    outro coisa esse livrinho apresentado e muito franco nem chega a citar casos equisitos envolvendo Octave Chanute, Samuel Pierpont Langley e os Irmãos Wright como por exemplo o primeiro teste dos irmão foi em 1903 e foi um fracaso pois o avião caiu de nariz na chão, so que esse teste foi apresentado ao mundo como o primeiro so que ele foi falho, se for para achar um teste falho como o primeiro então que inventou o avião foi Langley em 1901 que tambem caiu com seu Aerodrome.

    Chanute era amigo de Langley e dos Irmãos Wright que tinha um certo receio por isso pois achavam que ele, Chanute, iria espionar eles por isso os teste serem quase secretos. as informações estão todas por ai so procurar ate os americanos acha que a historia e mal contado, mas como os irmão dão dos EUA ele não falam nado pros trouxas dos chicanos como eles costuma nos chamar.

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    1. Demoiselle avião criado por Santo Dumont cara não viaja...

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  17. Swe não foi presenciado , entao nao houveram provas! MANÈ!!!

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  18. Vc's estão levando essa discussão com um sentimento anti-americano e ultra nacionalista que não tem nada a ver. A discussão é simplesmente histórica. Os Irmãos Wright voaram primeiro e ponto. O fato do avião do Santos Dumont ser infinitamente melhor que o deles não muda em nada a história. Isso não se discute.

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    1. A questão não é antiamericanismo ou anti-imperialismo, mas a verdade sobre o 1º vôo controlado de um artefato mais pesado que o ar. De fato a questão é histórica e a História vem nos comprovando quão manipuladores, distorcedores, falseadores, sabotadores e francamente mentirosos são os ianques desde sua emancipação. Procure-se na Internet sobre os Pioneiros da Aviação e constatamos a omissão da fantástica carreira aeronáutica de Santos=Dumont: os incríveis vôos no Baladeuse, coisa que, salvo a criação de uma Unidade Anti-gravitacional de uso pessoal, NINGUÉM jamais poderá repetir seus feitos em uma cidade!.
      Dizer que "...os Wright voaram e ponto" é de uma tolice estabular...nem ao menos lembrar que os super conhecidos "repórteres-foca" sedentos de quaisquer "furo de reportagem" JAMAIS puderam ser aquinhoados por uma fotografia sua, tanto nos convites a supostos võos ou mesmo escondidos nos arredores de Kitty Hawk !
      Na verdade, quando os Wright chegaram a Europa em 1908, para demonstrar sua terceira versão do Flyer Santos=Dumont já voava seu Demoiselle, com bem menos alcance, mas que se tornou o 1º ultraleve que perdurou na primazia de fabricação por vários fabricantes, até o fim dos anos 20.
      Simples assim, complicado assim.
      Miguel Junior.
      '''''''''''''''''''''''''''''''''

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  19. Queria informar ao anônimo do comentário 10º pra se informar mais um pouco, pq existe várias criações brasileiras, procura saber das coisas antes de sair falando besteira, e voltando ao assunto os irmãos Writht, não inventaram avião nenhum, a réplica feita nem se quer saio do chão, enquanto a réplica do 14 pis DECOLOU sem auxilio de uma catapulta.

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  20. Cada um com sua opinão, ninguém erá mudar a sua e ninguem irá mudar a minha, mas acredito que Dumont quem criou o avião, já que ele foi feito baseado no voo dos passáros, e os passáros saem do chão com o impulso próprio, eu nunca vi uma ave com uma catapulta no rabo :D

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  21. No vôo realizado em 1903 os irmãos Wright não usaram catapulta, o avião percorreu por um trilho. Eles só utilizaram a catapulta em testes posteriores.

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  22. AFF É 14 BIS O BURROOOO !!!

    NÃO 14 PIS !!!!

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  23. Você que fez a matéria contrua os dois avioes e comprove qual voa mesmo,não é ser nacionalista é sabido que os americanos se apropriam de tudo como sendo os primeiros,esta na hora de crescer e parar de acreditar em tudo!Se é por colocar no ar e planar,então nem foram os irmaos Wright que inventaram outros já aviam feito isso!Leonardo Da vince inventou o Planador,Santos Dumont colocava suas invenções em dominio publico,Os irmãos Wright quem testemunhou foi a mãe a tia e un cachorro e fotos,se ta de zueira ne?
    Vários aviadores disseram ter voado em um avião anteriormente aos vôos dos Irmãos Wright e de Santos Dumont, tornando ainda mais controverso o primeiro vôo em um avião. Esta controvérsia foi alimentada pelos Irmãos Wright, que ficaram relativamente afastados da mídia enquanto preparavam a patente do avião (e assim, pouco conhecidos pela comunidade de aviação mundial); pelo grande número de possíveis primeiros vôos em um avião; pelas diferentes categorias e qualificações das aeronaves e dos meios utilizados para alçar estes tais vôos; pela falta de testemunhas credíveis, e pelo orgulho e do patriotismo das nações destes aviadores.

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  24. Se os irmãos Wright foram os primeiros inventores do avião pq um deles pediu ajuda a um amigo francês sobre o avião de Santos Dumont?
    Abaixo segue a tradução da carta:

    "Caro Capitão Ferber,

    Meu irmão e eu tomamos conhecimento, por uma correspondência de Paris publicada no ’New York Herald’, que o público francês apreciou grandemente um vôo de 220 metros em linha reta de Santos Dumont, num aeroplano de sua construção.

    Ficaríamos muito satisfeitos de conhecer notícias exatas sobre as experiências de Bagatelle, e estamos certos de que fareis para nós um relatório fiel dos ensaios e uma descrição da máquina voadora, acompanhada de um esquema."

    Para q uma descrição detalhada e um esquema do 14 Bis? Eles inventaram o avião realmente?
    Quem estiver duvidando da informação procure na fonte em inglês aqui:

    Robert Gastambide – L’Envol – Número 39 – Sétima Edição – Librairie Gallimard – França, 1932.

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  25. Alguns argumentos:

    - Muitos têm falado sobre o fato dos irmãos Wright usarem uma catapulta para executar a decolagem, dizendo que este método torna "inválido" o voo deles. Mas o que acontece é: O avião dos Wright decolava de duas maneiras. Eles utilizavam um trilho para decolar, o que era mais trabalhoso, pois exigia um trilho muito longo e, justamente por isso, utilizavam a tão falada catapulta. A catapulta tornava a decolagem mais simples, mas não muda em nada o fato de que o avião deles realmente voava. Um caça utiliza basicamente a mesma idéia para decolar de um porta-aviões. Vai me dizer que por conta disso um caça não é um avião?

    - Nos primeiros voos de Santos Dumont, o 14Bis subia apenas alguns metros, basicamente dava “pulos” (por isso até recebeu o apelido de Pato), enquanto nessa época os Wright já faziam voos de cerda de 40 QUILÔMETROS!

    - Dois anos antes do "voo" de Dumont, os irmãos Wright registraram a patente de vários componentes, essa patente continha desenhos esquematizados do avião deles.


    É fato que Santos Dumont é um orgulho para o nosso país, isso todos temos que reconhecer, a história nos mostra isso. Mas a história também nos mostra que, sim, os Wright foram os primeiros a voar.

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    1. Planador pode voar por muitos quilômetros mesmo.

      Antes de falar quem inventou o avião, é necessário definir o que é um avião.

      Um avião é definido como uma aeronave de asa fixa mais
      pesada que o ar, movida por propulsão mecânica, que é
      mantido em condição de vôo devido à reação dinâmica do
      ar que escoa através de suas asas.

      Se um avião necessita de propulsão mecânica para que haja uma reação dinâmica do ar que escoa através de suas asas, então a patente dos irmãos Wright não pode ser classificada como avião. Deve ser classificada como plainador.

      Eu não vejo nos aeroportos trilhos ou catapultas para as aeronaves! Apenas aeronaves motorizadas assim como desenhou Santos Dumont.
      Por isso ele é para mim o PAI da aviação no mundo todo.

      O que os irmãos Wright fizeram é o mesmo que muitos ainda hoje fazem ao pular de lugares altos e plainar por muitos quilômetros.

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    2. Se basear no livro de Leandro Narloch,uma brasileiro-americano-ingl~es e muito facil!Pesquise de verdade,e nao na de Narloch,por favor

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    3. Ô meu deus o motivo do 14-bis ser associado à palavra "pato", não tem nada a ver com "pulinhos" quem dá pulinho é SAPO! Pato (em francês CANARD) se deve ao formato da aeronave, com os profundores à frente, solução adotada pelos irmãos fraudright também. Não utilize mentiras muito provavelmente inventadas por você, pois nunca ouvi essa história de pulos associada ao 14-BIS, mas sim ao flyer

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  26. Nenhum deles voou de verdade. Já que ao falar em vôo eu me lembro de pássaros, assim como a maioria dos seres humanos, vou fazer esse comentário baseado nessas criaturas que voam com autenticidade.
    primeiro de tudo: quando um pássaro voa ele não utiliza motor. muito menos catapultas, ou trilhos.
    O avião é uma máquina que dá ao ser humano a ILUSÃO de poder voar. Agora, eu nunca vi ninguém com asas ou decolando vôo por aí. (só aquele menino do X-men, ele sim voa). O dia que um manolo sair por aí voando por si só, sem avião e etc. essa discussão aqui vai chegar a um novo patamar, não acham, hehehehe.
    Mas isso tudo depende do que você considera voar. Se pra você vôo é quando você vê uma coisa no ar então qualquer um desses aviadores pode ter sido o primeiro basta você escolher qual você acha mais legal.
    O vôo que o ser humano conhece é o vôo das máquinas: o avião voa (ou os planadores, pra quem preferir, ou até os foguetes espaciais). Mesmo assim, Santos Dumont pra mim foi um gênio e um sonhador. Pra mim, que seja ele o primeiro voador.
    E para não dizerem que eu sou só uma maluca que falou nada-com-porra-nenhuma: Dentro do que NÓS consideramos vôo, sem dúvida foi Santos Dumont o primeiro. Querem ver um exemplo: Galinha é uma ave que não voa (isso é fato). Se você pegar uma galinha e lançar com uma catapulta ela vai bater asas e planar. mesmo assim ela não voa. E foi isso que o "avião" dos Wright fez. Os irmãos Wright são apenas um símbolo nacionalista que os americanos precisam cultivar, não sei por quê. Como já foi dito nos comentários: com catapulta até vaca voa!
    Mas voar de verdade, como os pássaros, até agora nenhum ser humano conseguiu, então sintam-se livres pra tentar, talvez vocês entrem no livro dos recordes se conseguirem.

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  27. Quem cconheçe história sabe que os primeiros a voar foram os irmãos Wright q voaram em 1903. Santos Dumont voou em 1906 depois dos irmãos Wright terem percorrido mais de 30 km, em 1935 com seu terceiro avião, ou seja já dominavam o vôo. O fato dos irmãos Wright terem sido os primeiros não desmerece o feito de Santos Dumont que foi algo impresso ante também. Mas como brasileiros devemos Nos basear e respeitar história, patriotismo cego baseado em fatos emocionais não vai nos levar a nada. Quem inventou o avião foram os irmãos Wright ponto. Isso e Fato histórico.

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    1. Planador pode voar por muitos quilômetros mesmo.

      Antes de falar quem inventou o avião, é necessário definir o que é um avião.

      Um avião é definido como uma aeronave de asa fixa mais
      pesada que o ar, movida por propulsão mecânica, que é
      mantido em condição de vôo devido à reação dinâmica do
      ar que escoa através de suas asas.

      Se um avião necessita de propulsão mecânica para que haja uma reação dinâmica do ar que escoa através de suas asas, então a patente dos irmãos Wright não pode ser classificada como avião. Deve ser classificada como plainador.

      Eu não vejo nos aeroportos trilhos ou catapultas para as aeronaves! Apenas aeronaves motorizadas assim como desenhou Santos Dumont.
      Por isso ele é para mim o PAI da aviação no mundo todo.

      O que os irmãos Wright fizeram é o mesmo que muitos ainda hoje fazem ao pular de lugares altos e plainar por muitos quilômetros.

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  28. O que é a propaganda anglo. O homem já voava há algum tempo, em 1903, utilizando PLANADORES. Inclusive os irmãos Wright fabricavam PLANADORES.
    Pois o desafio no início do Século XIX era quem conseguisse fazer um avião levantar por seus PRÓPRIOS MEIOS. Isso foi o que Santos Dumont foi o primeiro a fazer - fazer uma avião decolar POR SEUS PRÓPRIOS MEIOS, e SEM VENTO.
    Aí está a malandragem dos americanos em alardear o feito dos Wright, provavelmente voaram, mas sabe-se que se utilizaram de CATAPULTA e vento contrário de 30 nós (SUFICIENTE PARA, HOJE, FAZER LEVANTAR SOZINHO UM ULTRA-LEVE COM MOTOR DESLIGADO). Ou seja, é preciso respeitar a história, e para isso é preciso conhecê-la. Caso contrário nos deixamos engambelar facilmente pela progaganda sofismática angloamericana. O que os Wright inventaram, afinal de contas, foi a CATAPULTA. O AVIÂO quem inventou foi Santos Dumont!

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  29. Em uma epóca em que não existia tecnologia que temos hoje, temos que dar parabéns para os talz irmões, mas como muitas pessoas disseram, com catapulta...,voar..., poh assim não vale. a força q uma catapulata exerce, para levantar uma coisa com asas com vento contrario...poh...eles podem ter levantado voo, mas Nosso Brasileirão, o Santos Dumont, o cara fez um avião com rodas...(lembrando do irmão que achavam peso desnecessário, avião sem rodas...hum ta bom) com um motor suficiente para erguer o avião do chão sem nenhum auxilio, mesmo sendo voo raso, ele é o cara, até o nosso relogio de pulso o cara inventou, e para todos q dizem foi os irmões... que eu não quero falar o nome, parabens, estão colocando em questão que voar na epoca,e alguem que lança uma vaca numa catapulta =D, ops avião, claro alguns testes ali e aqui, conseguiram, bahhhhhh, mas voar como santos dumont...a esse niguem fez. porque se é para fazer, tem que fazer bem feito P***

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  30. Respondendo ao Anônimo acima:

    NÃO foi Santos Dumont quem inventou o relógio de pulso!

    Bom, já peço desculpas antecipadamente pelo comentário ABSURDAMENTE grande que vou publicar, mas quero explicar essa história de uma vez por todas. Quem voou primeiro, os Wright, ou Santos Dumont?

    Vamos aos fatos:

    No dia 17 de dezembro de 1903, das 10h35 ao meio-dia, os irmão Wright fizeram pequenos voos de 53, 62 e 255 metros, numa praia perto de Kitty Hawk, Carolina do Norte, EUA. O Museu do Ar e do Espaço, DA FRANÇA, e a Associação Aeronáutica Internacional reconhecem o episódio como a primeira vez em que o homem saiu do chão com uma máquina dirigível mais pesada que o ar. O Flyer I era feito de correntes de bicicleta, madeira e, exatamente como os aviões do futuro, hélices, um motor a gasolina e asas levemente curvas. O garoto, Johnny Moore, o salva-vidas John Daniels e mais duas pessoas testemunharam o fato; uma foto o registra. Um operador de telégrafo transmite a notícia para o pai, fazendo a novidade, contra a vontade dos irmãos Wright, vazar para a imprensa. O jornal Dayton Daily News começa citando o homem que na época fazia sucesso mundial com balões dirigíveis:

    - Garotos de Dayton “imitam” Santos Dumont

    Orville e Wilbur Wright construíram um avião que fez três testes de sucesso

    Mas o jornal logo apresenta uma novidade em relação ao balonismo:

    O Flyer é uma máquina de voar de verdade. Não tem bolsas de ar nem balões de nenhum tipo, mas é suportada por um par de aerocurves ou velas. E a energia vem de um motor a gasolina.

    Com relação a provas e testemunhas dos Voos dos Irmãos Wright:

    É verdade que não houve registro oficial do voo deles, sobretudo porque não existia, nos EUA, prêmios e concursos para pioneiros iguais aos que havia na França. Não existiam registros também pelo fato de os irmãos estarem MUITO mais preocupados em ganhar dinheiro com a fabricação de seus projetos que conquistar prêmios e noticiários nos jornais.

    Os Wright temiam que alguém patenteasse o avião antes deles, pois assim, todo o esforço em construir, desenvolver estruturas e testá-las iria pelos ares. Eles temiam, sobretudo, o físico Samuel Langley, que era um inventor influente. Em 1898, Langley construiu um pequeno planador não tripulado, que voou 1200 metros. Samuel Langley era Secretário do Instituto Smithsonian (grande centro de museus e pesquisas dos EUA), e recebeu 70 mil dólares do governo para fabricar um avião tripulado. Se Langley copiasse o projeto dos Wright, os dois irmãos morreriam tentando provar o plágio. Por isso, preferiam ter certeza de que inventaram o avião antes de divulgar a descoberta.

    A certeza chegou em 1904, quando os Wright somaram 45 MINUTOS de voo. Estavam tão seguros que resolveram chamar a imprensa. Os voos desse ano e do ano seguinte foram testemunhados por viajantes, empresários e repórteres. Em outubro de 1905, os dois mandaram trinta convites para que testemunhas de credibilidade os assistissem. No dia 5 de outubro, Wilbur Wright voou com o Flyer III durante 39 MINUTOS, percorrendo 38,9 QUILÔMETROS. Bateu o recorde de distância e fez os primeiros voos circulares, dando TRINTA voltas no campo de testes.

    Ainda em 1905, um ano antes de Santos Dumont exibir-se com o 14-Bis, os irmãos Wright resolveram encerrar a fase de testes, dedicando-se a vender sua idéia e ganhar dinheiro com ela. No dia 19 de outubro de 1905, escreveram para o Departamento de Guerra dos Estados Unidos com o intento de vender sua invenção.

    Todas as cartas dos Irmãos Wright estão disponíveis no site da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos: http://lcweb2.loc.gov/ammem/wrighthtml/wrighthigh.html

    Continua no próximo comentário...

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    1. Só na sua cabeça que o "PLANADOR" dos irmão Wright tinha motor...

      Porque não checa a patente no link:
      http://invention.psychology.msstate.edu/i/Wrights/WrightUSPatent/WrightPatent.html

      Me mostra onde esta o motor ....

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    2. Eu já li isso no livro de Narloch.Não consigo acreditar bna versão dele,porque é muito fácil eu dizer aqui e agora que inventei uma máquina do tempo,e que não tinha recursos pra patentiar ou até não era um "artista de circo " para expor minha obra!É OBVIO,PRA MIM,QUE SANTOS DUMONT FOI O PRIMEIRO A VOAR PUBLICAMENTE PARA TODOS VEREM.

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  31. ...Continuando...

    Registro de Patente:

    Se não houve demonstrações na França como aconteceu com o 14-Bis, existem documentos provando que os Wright construíram aviões muito antes de Santos Dumont. Em maio de 1906, os dois obtiveram o registro de patente número 821.393, referente a controle de uma máquina de voar. A patente contem esboços do Flyer I, detalhando dimensões e o funcionamento dos mecanismos de aerodinâmica e controle, possibilitando maquinas voarem para os lados, para cima e para baixo. Na descrição do projeto os irmãos definem sua criação: “Nossa invenção é relacionada à classe de máquinas de voar em que o peso é sustentado por reações resultantes em aeroplanos sob um pequeno ângulo de incidência, através da aplicação de força mecânica ou pela utilização da força da gravidade”. A patente REGISTRADA, COMPROVADA E EXISTENTE ATÉ HOJE, foi requerida três anos antes, ou seja, em 1903. Demorou para ser aprovada, mas nem tanto. Saiu em maio de 1906, SEIS MESES antes de Santos Dumont ganhar prêmios com o 14-Bis.

    O texto e as fotos da patente podem ser conferidos aqui: http://www.pat2pdf.org/patents/pat821393.pdf


    O voo de Santos Dumont:


    No dia 12 de dezembro de 1906, no campo de Bagatelle, diante de uma multidão, Dumont ligou o motor improvisado de um automóvel e percorreu, dentro do cesto do 14-Bis, 220 METROS, chegando a uma ALTURA MÁXIMA DE 6 METROS. Sem saber que os americanos já tinham voado (e MUITO), os jornais franceses estamparam Santos Dumont como o grande pioneiro aéreo.

    Notem: A distância principal do 14-Bis FOI 180 VEZES MENOR que a do voo mais longo dos Wright em 1905!

    A tão falada Catapulta:

    Sobre o que foi comentado acima, de que “com catapulta até VACAS voam”, não, isso não é verdade. Com catapulta uma vaca é lançada ao ar... e cai logo em seguida. O Flyer não voava por causa da catapulta, nem por causa dos trilhos! Entendam:

    O Irmãos Wright usavam mesmo trilhos e uma catapulta para impulsionar o Flyer. O mecanismo simplificava a decolagem. Usando trilhos, o avião ganhava impulso, sem sofrer solavancos causados por elevações e buracos no chão. Com o advento da catapulta os trilhos usados por eles poderiam ser mais curtos, com apenas 20 em vez de 70 metros, e não precisavam ficar na direção do vento. Esse artifício ajudava, mas não era imprescindível. Os primeiros voos da história, em dezembro de 1903, e muitos outros (BEM mais altos e longos que o de Santos Dumont) aconteceram antes de eles criarem a tal catapulta. Em demonstrações na França, quando técnicos observaram e questionaram o invento dos Wright, porque ele usava força externa para decolar, Wilbur Wright sequer discutiu. Resolveu decolar sem os trilhos e a catapulta. Voou e quebrou recordes do mesmo modo.

    Santos Dumont merece ser elogiado e reverenciado por MUITAS coisas, mas não por ter sido o primeiro a voar. Isso ele não foi!

    Agradecimento especial a Leandro Narloch, pela excelente pesquisa a respeito desse assunto.

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    1. Santos Dumont é o Pai da aviação!

      Só porque os irmãos Wright planaram, não significa que são os pais da aviação.

      Para ser o pai da aviação tem que construir uma avião e não um planador.

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  32. Parabens pela pesquisa leandro bem completa,
    mas realmente acreditamos naquilo que realmente queremos acreditar. pode ser que tudo seja suspeitas, como o mesmo do relogio de Pulso o possivel criador, Santos dumont que adptou um relogio de bolso com um lenço,materia retirada do winkpédia (Comenta-se que foi Santos Dumont quem inventou os relógios de pulso. A amizade de Santos Dumont com Louis Cartier vinha do fim do século XIX. Uma noite, Alberto lhe disse que não tinha como ler a hora em pleno vôo em seu relógio de bolso; com o auxílio do mestre relojoeiro Edmond Jaeger, Cartier apresentou uma solução para Santos Dumont, um protótipo do relógio de pulso, em 1904, o qual permitia ver as horas mantendo as mãos nos comandos.) veja Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rel%C3%B3gio .... bom saindo do assunto relogio e voltando ao assunto avião.... acredito ainda no Santos Dumont, pois antes mesmo de fazer o voo oficial, ele deve ter feito testes, para saber se voaria ou não....
    bom minha opnião...
    luiz

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  33. O @Leandro_Matos_ está fazendo confusão de conceitos. Atualmente temos avião e planador. O planador de hoje voa muito bem, mas tem que ser rebocado por uma avião e depois que está no ar voa como um passaro. Isso nao o torna um avião, pois não decola sozinho. Tem a mesma caracteristica dos Flyer I, II e III. O Flyer era um planador aperfeiçoado de 1903 a 1908 que ainda voava catapultado. Todos os testes eram com ventos ascendente. O 14 Bis e o Demoiselle faziam o que um avião faz, decolar sozinho. A patente era de um controle de voo para um planador, funcionava razoavelmente mais não tornou o Flyer I em avião. Se os Wright voam mesmo em 1903(apenas planava na verdade, como os planadores de hoje fazem por horas) eles não teriam pedido o desenho do 14Bis ao Capitão Ferber em 1906. A catapulta FOI USADA NO PRIMEIRO VÔO SIM voce esta desinformado, ao ampliar a foto do suposto voo de 1903 é possivel ver o gancho da catapulta sobre o Flyer I no final do trilho. Os Wright após 1908 apresentou seu diario informando que usaram a catapulta apenas em 1904, mas a foto que eles mesmo apresentaram como de 1903 mostra o gancho da catapulta. Isso prova a mentira e exageros de fabula americana, que envolvem voos longos e em circulos.

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  34. O @Leandro_Matos_ está fazendo confusão de conceitos. Atualmente temos avião e planador. O planador de hoje voa muito bem, mas tem que ser rebocado por uma avião e depois que está no ar voa como um passaro. Isso nao o torna um avião, pois não decola sozinho. Tem a mesma caracteristica dos Flyer I, II e III. O Flyer era um planador aperfeiçoado de 1903 a 1908 que ainda voava catapultado. Todos os testes eram com ventos ascendente. O 14 Bis e o Demoiselle faziam o que um avião faz, decolar sozinho. A patente era de um controle de voo para um planador, funcionava razoavelmente mais não tornou o Flyer I em avião. Se os Wright voam mesmo em 1903(apenas planava na verdade, como os planadores de hoje fazem por horas) eles não teriam pedido o desenho do 14Bis ao Capitão Ferber em 1906. A catapulta FOI USADA NO PRIMEIRO VÔO SIM voce esta desinformado, ao ampliar a foto do suposto voo de 1903 é possivel ver o gancho da catapulta sobre o Flyer I no final do trilho. Os Wright após 1908 apresentou seu diario informando que usaram a catapulta apenas em 1904, mas a foto que eles mesmo apresentaram como de 1903 mostra o gancho da catapulta. Isso prova a mentira e exageros de fabula americana, que envolvem voos longos e em circulos.

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  35. Todavia em 1908 disseram que voavam sem catapulta, só utilizaram em 1904, mas a foto que eles apresentaram como sendo do 1º vôo de 1903, ao ser ampliada é possível ver o gancho da catapulta no final do trilho sob o Flyer I. Porque a mentira? Simples, era farsantes que só iam pro ar com ventos frontais de 40Km e catapultado. A propaganda pró-Wright só veio após da 2° Guerra. Em 1908 o mundo ficou admirado com a quebra do recorde deles, mas ainda faltava decolar, usar catapulta era um vexame pois Dumont, Farman e outros decolavam e pousavam com trem de pouso. Em 1915 o sistema de torção de asas inventado por eles foi abandonado, os Wright adotaram o ailerons já utilizado por Dumont no 14Bis em 1906 e usado até hoje. A moral dos Wright não era lá essas coisas, em 1916 o Aeroclube dos EUA ao invés de convidar um dos Wright, designou Santos Dumont para ser seu delegado na Conferência Pan Americana de Aeronáutica realizada em Santiago do Chile. A renomado Instituto Americano de Aeronáutica e Astronáutica(American Institute of Aeronautics and Astronautics – AIAA)em 2006 homengeou Dumont com o reconhecimento "foi o primeiro a decolar em um avião por meios próprios". A história são fatos e não fabulas americanas.

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  36. Depois de Dumont voar em 1906, o Jornal New York Gerald publicou a foto do 14Bis. Os Wright automaticamente pediram por carta o desenho do 14Bis em detalhes ao Capitão Ferber. Atitude estranha para já possuía uma máquina que voou 39Km um ano antes (alegação dele após 1908). Quem possui uma máquina dessa não teria nenhum interesse no protótipo 14Bis que no jornal informava ter voado apenas 220metros. Não era simples curiosidade que é normal, eles pediram o desenho em TODOS OS DETALHES, ou seja, espionagem da grossa. Isso os americanos não contam, as bibliografias do Wright não aparece essa carta, e quando aparece é editada retirando o trecho dos Wright pedindo o desenho do 14 Bis. Porque fazem isso? Simples, pra esconder a verdade, quem possui todos os fatos não precisa desse tipo de ardil. Mas, Capitão Ferber divulgou na França toda experiência com aviadores inclusive com os Wright. A carta foi publicada na Revista "L'Envol – Número 39" de 1932, França. Eles mesmo provam na carta que só planavam impulsionados.

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    1. Espionagem? Normal de se esperar vindo de norte americano, os maiores espiões e hipócritas de todos os tempos.

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  37. Este comentário foi removido pelo autor.

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  38. @Leandro_Matos_vou lhe citar fontes internacionais, pra vc não dizer que é sou nacionalista.Arpheus Drinker funcionário da estação de telegrafo vizinha ao campo de provas dos Wright disse em 1951 ao New York Times que o Flyer nunca vôo em 1903, apenas planou, o vôo aconteceu em 1908. Em 2003 o que Drinkwater viu foi comprovado, a replica do Flyer I feito pela Nasa com motor mais potente e asas recofiguradas apenas planou e caiu na lama, exatamente como Drinkwater descreveu. Um planador de 300k e com um motor de 12HP não pode fazer outra coisa senão planar. Agora responda, como é que uma máquina feita pela Nasa com motor potente não voa, e uma com um motor paquidermico de 12Hp voaria 39Kh? Os dados do Wright em seu diario eram feitos por eles mesmos, ou seja em qualquer tempo poderiam modificar ou maquiar. Quem iria pode se foi 100cm, 100m ou 100Km se não houve uma equipe cientifica medindo? Dan Hagedorn curador do The Museum of Flight disse que o "primeiro vôo foi realmente de Dumont, os Wright apenas fizeram testes em um replica do planador para aprenderem a voar na sua primeira viagem” ou seja em 1908 como citou Drinkwater.

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  39. Santos Dumont foi o primeiro a voar

    Em 1903 os Wright não voaram, planaram

    A relação peso-potência do Flyer de 1903 torna fisicamente impossivel um vôo, por isso eles precisavam de muito vento em Kitty Hawk, qualquer fisico pode calcular isto, é só perguntar, o motor era muito pesado e produzia pouca potência, o Flyer precisava de fortes ventos

    Foram apelidados de "liars" (mentirosos) pois patentearam um planador (e não um avião) e proibiram qualquer desenvolvimento tecnologico de aviação nos EUA ate meados de 1911

    Nenhuma réplica do Flyer de 1903 conseguiu decolar até hoje, já as réplicas do Demoiselle de Santos Dumont todas voaram

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  40. O vôo do Santos Dumont foi documentado, filmado, fotografado. Os irmãos Wright são uma farsa, só mesmo brasileiros com complexo de vira-latas para negar a invenção do avião a Alberto Santos Dumont.

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  41. irmãos Wright foram quem inventou o primeiro ROUBO de avião
    isto e verdade

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  42. O maior mentira americana de todos os tempos,quase todos os paises europeus dos quais Santos Dumont competia com seus inventores reconhecem Dumont como inventor ,somente os E.U.A e paises com influencias Inglesas e americanas não ,até a Russia sem contar o resto,em 2006 o presidente americano Bill Clinton reconheceu Santos Dumont como inventor do avião!

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  43. Foi o Santos Dumont que inventou o avião,ele teve evidências e testemunhas naquela época. Os americanos não gostam de ficar em lugar,mas em 2006 o então Presidente Bill Clinton reconheceu o Santos Dumont como o Pai de Aviação.

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  44. Rapáz, que besteira vc disse. Vc criou um blog pra falar uma coisa que nem vc realmente acredita.
    Vc não conhece nada de história. Deveria pesquisar mais.
    Os irmãos Wright tiveram todas as oportunidades pra provarem a veracidade de sua invenção mas não fizeram. Tentaram vender seu "invento" ao governo americano só com palavras mas nunca fizeram nenhuma manifestação pública de seu "invento". Pesquise mais que vc encontra mais furos dessa dupla de picaretas americanos.

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  45. Os Estadunidense sempre cultuaram heróis verdadeiros e falsos, e no caso da aviação não é diferente, eles nunca quiseram ficar por baixo e da mesma forma que Marcone leva o titulo de inventor do rádio e o Padre Landell de Moura ser até hoje um ilustre desconhecido mesmo tendo suas patentes e testes públicos registrados muito antes de Marconi e Tesla. Landell conseguia transmitir voz via feixe de luz ainda no seculo XIX e antes mesmo surgir a TV ele já praticava experimentos com transmissão de imagens.
    O poder econômico fala alto e não foi diferente com a aviação.

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  46. Alberto Santos Dumont, um brasileiro, um compatriota nosso inventou o avião, fato! Esses estadunidenses, os irmãos fraude...ops! Quero dizer, irmãos Wright, inventaram um planador, não um avião! Foi o Brasil que criou uma maquina voadora, não o Estados Unidos.

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  47. Não há provas que os irmãos Wright voaram com um avião antes de Santos Dumont. Eles fizeram isso em 1908, dois anos depois do 14bis.
    Basta analisar:
    1 - O 14bis voou realmente em 1906;
    2 - O Flyer supostamente voou em 1903;
    3 - O Flyer voou realmente em 1908.
    Se o Flyer voou de verdade em 1903, eles tiveram 3(três) anos até 1906, quando o 14bis voou, para repetir o feito publicamente e conseguir a tão ambicionada patente do governo americano, no entanto, eles só conseguiram em 1908.
    O Flyer não conseguia se erguer sozinho. O motor não tinha força suficiente. Isso é provado pela Física! Tanto é que todas as réplicas já feitas do Flyer jamais decolaram. Os americanos fazem propaganda enganosa.
    Santos Dumont foi o inventor do avião.

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  48. Nunca... Tinham prêmios para qm conseguisse fazer essa proeza, e os irmãos Writgh fizeram isso fora do publico... Um jornalista que estava la disse que o Flyer 1 nem se quer levantou do chão. Além disso, quando o idiotas Wright foram voar, o Flyer 1 precisou usar catapulta e trilho...

    Agora por favor, va tomar no cu seu chupa rola de americano, Santos DUmont é o pai da aviação...

    Odeio americanos...

    Chupador de rola de americano...

    Palavras do próprio Sr. Dumont

    ""Eu não quero tirar em nada o mérito dos irmãos Wright, por quem tenho a maior admiração, mas é inegável que, só depois de nós, se apresentaram eles com um aparelho superior aos nossos, dizendo que era cópia de um que tinham construído antes dos nossos. (...) O que diriam Thomas A. Edson, Graham Bell ou Guillermo Marconi se, depois que apresentaram em público a lâmpada elétrica, o telefone e o telégrafo sem fios, um outro inventor se apresentasse com uma melhor lâmpada elétrica, telefone ou telégrafo sem fios, dizendo que os tinha construído antes deles!?""

    Vai tomar no cu chupador de pica de americanos... num fode

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  49. Os americanos hoje só são maiores fabricantes de aeronaves do que o Brasil por causa da série de governantes incompetentes e corruptos que tivemos após o Santos Dumont ter feito o primeiro vôo somente impulsionado por motor.

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  50. O filme acima é de 1908. Santos Dumont voou em 1906. O Flyer que voou em 1908 era um pouco diferente do Flyer 1 de 1903, principalmente o motor, que era bem mais potente.

    Porque os defensores dos irmãos Wright não fazem uma replica fiel do Flyer 1, que voe de verdade, para acabar com essa polêmica de vez?

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    1. Pior é que fizeram replica dos dois, em 2003, só o 14 Bis voa..o outro só com motor de 60 Hp. O resto é basófia.

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  51. Não entendo como tem brasileiros que afirmam uma coisa dessa, não viram os filmes feitos, os documentos e tudo o que existe sobre Santos Dumont e seus feitos.
    Ele era um estudioso da aviação, metódico, sério, não brincava com catapultas para impulsionar seus inventos. Posso até considerar que ele não seja o pai da aviação, mas certamente os irmãos Wright são menos ainda.
    Só o fato de não conseguirem fazer uma réplica que levante do chão mesmo com a ajuda de uma catapulta já diz tudo.
    Pode ser que eles tenham voado com um avião sendo jogado de um morro e com o auxílio de algo para impulsionar, mas isso é planar, tem o seu valor mas não se compara a Santos Dumont.
    Os americanos são o que são pois seu patriotismo é de fato enorme, eles tem orgulho de serem americanos, é o que falta para nós brasileiros, orgulho e força para defender os grandes como Santos Dumont. É triste isso, povo sem memória e sem consideração.

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  52. Tecnicamente, se o primeiro avião decolou com catapulta ou meios próprios, é irrelevante. O que importa é que se manteve no ar por meios próprios e sob controle. Esta celeuma, é coisa de brasileiros desocupados que decidiram "abraçar" a causa, para ter pelo menos, um herói nacional já que aqui, não há heróis, só vilões!

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    1. Não é irrelevante porque diferencia avião de planador. São tecnicamente muito diferentes. E planadores já existiam neste época.

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  53. Quando os fatos são menos importantes que evidências, a história não é confiável.

    Me admira gente dar mais valor à falácias do que aos fatos.



    A respeito do primeiro vôo do mais pesado que o ar , os vôos que antecedem o ano de 1906 têm poucas ou nenhuma testemunha, ou apenas artigos escritos por supostos repórteres , algumas fotos as quais são impossíveis de serem utilizadas para comprovar a data dos feitos e deduções.
    Para que isso vire um fato, o caminho é longo.

    A menos que a máquina do tempo seja inventada :-) , a única certeza que temos é que o 14-bis foi o primeiro avião a voar por seus próprios meios pois isso é fato ! Centenas de pessoas viram, dentre elas uma comissão com muito conhecimento sobre o assunto na época.

    Se a história tem problemas e historiadores divergem ao relatar fatos, imaginemos então se ela fosse baseada apenas em evidências! Seria uma bagunça histórica em todas as áreas, não só na aviação. O disse que me disse e o telefone sem fio não são confiáveis .

    A polêmica sobre o primeiro avião a voar por seus próprios meios nunca terá fim enquanto colocarmos evidências no mesmo nível, ou acima dos fatos.

    A discussão é sem fim pois é como discutir religião e ciência. Explico :

    De um lado temos pessoas que têm fé que algum vôo motorizado tenha sido feito antes de 1906, pois apenas existem boatos , algumas evidências e deduções.
    Do outro lado temos pessoas que tem certeza do vôo do Santos Dumont, pois é fato e fato não se discute.
    Basicamente se resume a isso, uma discussão infinita sobre fé e fato , que por natureza , tende ao infinito
    :-)

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  54. As testemunhas citadas acima para os irmãos White foram catalogadas em 1993 pelo Pentagono. Suspeito não? Não só isso. pouco tempo depois houve um acidente aério provocado exatamente pelos citados irmãos em 1908 com a morte de um figurão do exército americano e uma fratura na costela em um dos irmãos. Estranho, o avião deles não tinha trem de pouso ou um meio seguro de aterrissagem. Como poderia acontecer algo do tipo? Já que de 1903 a 1908, quando eles decolaram publicamente, poderiam ter resolvido tal problema. Contudo o cuidado do experiente aviador Santos Dumont já tinha o trem de pouso desde sua primeira aparição pública.

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  55. Por que a máquina voadora dos Wright não voou de verdade?

    1- RAZÃO MASSA/POTÊNCIA:

    1903.................Wright/Flyer......1 cv para cada 28,3 kg
    1906.................S. Dumont/14BIS...1 cv para cada 6,00 kg
    Ultraleves modernos....................1 cv para cada 5,28 kg
    Cessna 182.............................1 cv para cada 4,00 kg

    Com tal relação massa/potência, a aeronave dos Wright jamais teria condições de sustentar-se num voo mecânico, quanto mais decolar.

    Nos vôos efetuados em Le Mans (França) a partir de agosto de 1908, os irmãos Wright utilizaram um motor de fabricação francesa, “Bariquand et Marre”, bem mais leve e potente do que fora utilizado em suas experiências precedentes.

    Fonte: Abul

    É por isso que nenhuma réplica do Flyer 1 decola e voa. O voo do Flyer 1 foi um embuste!

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